Categorias: Política

Painel da Folha: Temer consultou Sarney e ministros sobre brecha em MPs

PUBLICIDADE

Antes de anunciar sua polêmica interpretação de que é possível votar matérias mesmo quando a pauta estiver trancada por medidas provisórias, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), consultou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e os ministros José Múcio, Nelson Jobim e José Antonio Toffoli, informa o “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete.

“O Supremo compra essa tese”, referendou Jobim. Temer anunciou ontem, durante reunião com líderes partidários, que a Câmara só está impedida de votar leis ordinárias quando sua pauta de votações estiver trancada por MPs.

Os deputados estariam livres para votar matérias como PECs (proposta de emenda constitucional), resoluções e leis complementares em sessões extraordinárias da Casa –por não serem leis ordinárias.

Advogado constitucionalista, o deputado considera que somente as leis ordinárias não podem ser analisadas pelos parlamentares quando medidas provisórias com prazo de votação vencido estiverem na fila, à espera de análise.

O DEM anunciou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão de Temer. A Câmara pretende adotar de imediato a interpretação do presidente da instituição, a não ser que o Supremo suspende liminarmente a modificação no rito das MPs a pedido da oposição.

“Se for concedida a liminar, vamos esperar. Do contrário, eu confesso que levarei [a decisão] adiante correndo os riscos”, afirmou Temer.

O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), acusou Temer de “golpista” ao decidir mudar por conta própria a sistemática de votação das matérias na Casa –uma vez que anunciou as mudanças sem consultar os demais partidos.

Temer reagiu ao afirmar que rejeita o “vocabulário” de Caiado uma vez que, na sua história de advogado constitucionalista, essa foi a primeira vez em que foi classificado como golpista. “Eu apenas fiz uma simples interpretação do texto constitucional”, afirmou.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Júri popular condena irmãos por feminicídio e ocultação de cadáver de jovem na cidade de Pedras de Fogo

Em decisão da justiça paraibana, por meio de júri popular, foram condenadora na noite de…

17 de maio de 2024

Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024