Categorias: Política

OUÇA: reitor da UEPB diz que estudante que fez ameaças trancará curso

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Júnior divulgou, através de um áudio compartilhado nas redes sociais, nesta segunda-feira (21), detalhes sobre o caso da suposta ameaça de ataque/atentado a estudantes do Curso de Letras, ocorrido na última sexta-feira (18). Ele disse que o fato realmente aconteceu quando um aluno leu um texto, em sala de aula, indicando que cometeria o ato. O autor da ameaça também divulgou a iniciativa nas redes sociais e, segundo Rangel, logo após a Reitoria acionou a segurança e durante todo o final de semana realizou ações para evitar maiores danos.

Rangel disse que a ação da UEPB foi feita de forma discreta, conforme orientação da Secretaria de Segurança da Paraíba, para que não fosse ocasionado pânico desnecessário.

“Já tivemos o contato com o estudante, ele relatou que tinha problemas de saúde, é uma pessoa que sofre de transtornos psicológicos e que há 10 anos é acompanhado para tratamento e ainda no domingo ele produziu uma carta, pedindo desculpas e esclarecendo as motivações do conflito e ao mesmo tempo explicando todo seu histórico”, explicou.

O reitor explicou que agora quer tranquilizar a comunidade universitária e informar que o estudante se comprometeu a fazer o trancamento da matrícula ainda no dia de hoje por reconhecer que não tem mais condições de continuar com os estudos.

– Tomamos providências desde a sexta-feira à noite, o sábado e domingo foram todos tomados por ações nossas, com articulações com setores de segurança pública da Paraíba e de ontem para hoje pela manhã, algumas questões foram esclarecidas. Primeiro, destacar que a nossa ação foi feita com muito cuidado, sem estardalhaço, porque era uma recomendação da segurança do Estado com o objetivo de não causar um pânico coletivo desnecessário e também não descuidar da segurança das pessoas. Houve uma divulgação ainda no sábado sobre essas questões e o assunto se espalhou. De ontem para hoje tivemos o contato direto com o estudante, ele relatou que sofre de transtornos psicológicos e há dez anos passa por acompanhamento psiquiátrico e ontem ele produziu uma carta explicando o acontecido, pedindo desculpas às pessoas e ao mesmo tempo explicando o que vem ocorrendo com ele no âmbito da sua saúde e o que pode ter desencadeado aquele problema. Quero tranquilizar a comunidade universitária que não há nenhum risco sobre a integridade das pessoas na universidade e que todos podem sentir segurança e irem às suas atividades com tranquilidade – disse.

O estudante também foi conduzido e prestou depoimento à Polícia Civil

Ouça:

ENTENDA

Uma suposta ameaça de atentado a estudantes do curso de Letras (Espanhol) do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sendo investigada pela inteligência da Polícia Civil após um aluno interromper a aula na manhã da última sexta-feira (18) para ler uma carta relatando a compra de uma arma para assassinar sete pessoas da sala.

Em seguida, o estudante enviou para grupos de WhatsApp do curso, links com reportagens que mostram ataques recentes a escolas criando um clima de pânico do Departamento de Letras. Como prevenção, as aulas do curso de espanhol foram suspensas pela Coordenação do curso.

O estudante foi identificado como Ánderson Bujika, da turma 2013.2. Ele usou o próprio número para fazer ameaças nos grupos do aplicativo de mensagem e está sendo procurado pela polícia. Sobre esse caso o reitor da UEPB, professor Rangel Junior disse:

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Centro de Convenções de João Pessoa está entre os sete maiores do país

Localizado no Polo Ecoturístico do Cabo Branco, o Centro de Convenções de João Pessoa é…

17 de maio de 2024

Opinião: Aqui todos sofrem!

Dias duros e difíceis são os vividos nessas três últimas semanas no estado do Rio…

17 de maio de 2024

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

O Santander Brasil, em parceria com a Academia de Finanças Rafael Toro, oferece 3 mil…

17 de maio de 2024

Polícia prende quatro suspeitos de ataque a tiros em comunidade de Lucena, no Litoral Norte

Na tarde desta sexta-feira (17), a Polícia Militar realizou uma operação para pender o bando…

17 de maio de 2024

Vídeo: Moradores de Patos lançam campanha denunciando a existência de muitos buracos nas ruas da cidade

Por meio das redes sociais, moradores da cidade de Patos, estão divulgando uma campanha para…

17 de maio de 2024

João Pessoa registra 35,58 mm de chuvas em 12 horas e Defesa Civil monitora áreas de risco

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) monitora, in loco, as áreas de…

17 de maio de 2024