Categorias: Política

Os delegados e a estranha condescendência

O que aconteceu com os delegados da Polícia Civil da Paraíba? Esses homens destemidos, obstinados e firmes na defesa de seus direitos? Alguma coisa mudou. Ao defenderem reajuste salarial junto ao atual governo, eles parecem bem mais flexíveis.

O que antes parecia ser um leão feroz a rugir, bravamente, hoje não passa de um coelhinho às vésperas da páscoa….

Senão, vejamos. Na gestão anterior, os delegados não queriam sequer suspender a greve para negociar com o governo. Era algo mais ou menos assim: “Vamos ficar em greve até o governo apresentar uma proposta”. Surpreende ao mais desmemoriado dos paraibanos, então, o fato de os delegados terem saído da reunião de ontem com a cúpula da Segurança da atual administração após receberem o equilibrado pedido de prazo de 70 dias para o governo apresentar uma contra-proposta. E sem chiar.

Saíram caladinhos, como se fossem delegados da paz. Lembre-se, inclusive, que no governo anterior, após uma negociação malograda, os delegados saíram da reunião e deliberaram na mesma noite, em frente ao Palácio da Redenção, em plena Praça dos Três Poderes, sem assembléia nem nada, que iriam retomar a greve. Foi assim. De sopetão. Reação fulminante.

Ora, se não podiam esperar uma noite para resolver o assunto, agora têm condições de esperar 70 dias por uma contraproposta? Na verdade, repito o que já afirmei:os delegados não sabem o que querem da vida. Nem deste nem do outro governo. E, agora, correm o sério risco de saírem desmoralizados do processo de negociação. Ora, a proposta recusada pela categoria foi a antecipação do reajuste de 20% para este ano.

É provável que o atual governo esteja, no íntimo, usando o mesmo argumento que o governo anterior. Ou seja, que de 2003 a 2009, com os 20% de reajuste, os salários dos delegados registrariam um acréscimo de 283%. Coisa pra dar inveja a deputado federal e senador. Analisem comigo: se a reivindicação dos delegados não ultrapassasse os limites financeiros do Estado é óbvio que o governo Maranhão III iria resolver a questão de imediato. Seria uma tapa na cara do governo Cássio. Mas não faz porque sabe que não pode.

Sabe, assim como o governo anterior, que os delegados estão exigindo algo acima da capacidade de comprometimento da folha que o Estado suporta. Sabe que não pode ficar refém de exageros.

Mais uma
O governador Maranhão não cansa de nomear ex-auxiliares do prefeito Ricardo Coutinho. A lista, que já registra Marcelo Weick, Edísio Souto, Neto Franca, entre tantos outros, foi aumentada com Kilsa Ribeiro Alves, nomeada para o cargo de Diretora Geral do Centro Odontológico de Cruz das Armas, conforme portaria publicada no Diário Oficial desta terça.
Irmã do deputado federal Manoel Júnior (PSB), Kilsa foi adjunta da Saúde de Ricardo.

A franqueza de Gominho
O governo Maranhão III anda preocupado com as declarações polêmicas do delegado Gustavo Gominho, atual Secretário de Segurança. Ele é um verdadeiro tambor de explosivos.

A carne é fraca
É grave a denúncia do Tererê sobre churrascarias que estão enganando o consumidor na Capital. Além de vender “gato por lebre”, garante que há ainda enganação até nas garrafas de licor. É de embrulhar o estômago.

E os que nunca visitam?
Cerca de 96% dos turistas que visitam a Paraíba pensam em retornar. Esse é o resultado de recente pesquisa feita pela Federação do Comércio da Paraíba. O problema está naqueles que nunca estiveram aqui.

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026