A Paraíba é um dos cinco Estados brasileiros que não conseguiu eleger nenhuma mulher para a Câmara Federal. A única deputada que nesta legislatura integra a bancada feminina do Estado na Câmara dos Deputados, não concorreu as eleições. Mãe do deputado federal eleito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), desistiu da vaga para concorrer a primeira suplência do senador eleito José Maranhão.
Além da Paraíba, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, e Sergipe não tiveram nenhuma mulher eleita deputada federal, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destes cinco, o ES foi o estado com o maior número de candidatas, com 45 nomes, seguido pelo Mato Grosso, com 31, e Alagoas, com 30.
Por outro lado, quatro estados do Norte e um do Nordeste apresentaram as maiores porcentagens de mulheres eleitas do país. Amapá e Tocantins, ambos com 38%, Rondônia e Roraima, ambos com 25%, e o Piauí, com 20%, tiveram, somados, 12 mulheres nomeadas para a Câmara dos Deputados.
Entre os totais de candidatos no Brasil, dos 4.382 homens, cerca de 10% foram eleitos. Em contrapartida, das 1.796 mulheres que buscavam um cargo na Câmara, apenas 2,8% conquistaram um lugar na bancada.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…
O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto, revelou em entrevista à TV Arapuan, que está…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data…