A Paraíba o tempo todo  |

ÓRFÃ: Paraíba é um dos cinco Estados do país que não elegeu mulheres para a Câmara Federal

 A Paraíba é um dos cinco Estados brasileiros que não conseguiu eleger nenhuma mulher para a Câmara Federal. A única deputada que nesta legislatura integra a bancada feminina do Estado na Câmara dos Deputados, não concorreu as eleições. Mãe do deputado federal eleito, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), desistiu da vaga para concorrer a primeira suplência do senador eleito José Maranhão.

 

Além da Paraíba, os estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, e Sergipe não tiveram nenhuma mulher eleita deputada federal, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Destes cinco, o ES foi o estado com o maior número de candidatas, com 45 nomes, seguido pelo Mato Grosso, com 31, e Alagoas, com 30.

 

Por outro lado, quatro estados do Norte e um do Nordeste apresentaram as maiores porcentagens de mulheres eleitas do país. Amapá e Tocantins, ambos com 38%, Rondônia e Roraima, ambos com 25%, e o Piauí, com 20%, tiveram, somados, 12 mulheres nomeadas para a Câmara dos Deputados.

Entre os totais de candidatos no Brasil, dos 4.382 homens, cerca de 10% foram eleitos. Em contrapartida, das 1.796 mulheres que buscavam um cargo na Câmara, apenas 2,8% conquistaram um lugar na bancada.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe