Categorias: Política

Oposição quer limites para “futura” candidata Dilma Rousseff

O Democratas promete ingressar na semana que vem com ação Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por antecipação de campanha eleitoral. A ação foi motivada pelo encontro de Lula e Dilma com os prefeitos, realizado em Brasília nesta semana – quanto o governo apresentou um “pacote de bondades” para os municípios de todo o país.

– Entendemos que o abuso dessa semana se tornou insuportável – reclamou o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). – No encontro, havia fotos dos prefeitos com o Lula e a ministra Dilma vendidas a R$ 30. A ministra também teve dúvidas se discursaria ou não em um evento do governo, que tem usado a sua máquina na pré-campanha. A Justiça deve acompanhar e deixar claro quais são os limites, até onde o governo pode ou não caminhar.

O DEM pretende buscar o apoio de outros partidos da oposição para assinarem conjuntamente a ação que será protocolada no TSE, especialmente o PSDB. Além da ação no TSE, o partido anunciou que ingressaria ainda nesta quinta-feira com uma representação no Tribunal de Contas da União contra o governo por suposto uso indevido de imagem e recursos públicos para a realização do encontro nacional.

No TCU, a ação do DEM questiona a aplicação de cerca de R$ 253 mil na organização do evento. O Democratas acusa o governo de utilizar recursos públicos para se autopromover, assim como de usar imagens de programas federais para destacar a ministra Dilma – eventual candidata à sucessão presidencial pelo PT. Para a legenda oposicionista, a realização do encontro na mesma semana em que o PT comemorou os 29 anos do partido não foi coincidência, mas decisão bem pensada e definida.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse que foram anexados à ação encaminhada ao TCU cópias dos discursos do presidente e da ministra, além de símbolos de programas do governo, como o Programa de Aceleração do Crescimento, entre outros materiais.

Nesta quinta, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), saiu em defesa do presidente da República e da ministra.

– A ação de governo é algo que tem de acontecer. O presidente Lula tem de ter liberdade. O que eles querem? Que o presidente fique em casa? – questionou. – Lula está governando, anunciando medidas do interesse do país.

 

Jornal do Brasil

Últimas notícias

Treze e Campinense medem forças neste domingo no 421º Clássico dos Maiorais

Será o 421º Clássico dos Maiorais. E 39 títulos conquistados. A rivalidade é histórica e…

6 de fevereiro de 2026

Ventania arrasta cobertura de arena de igreja no Conde e pastor tranquiliza fiéis

Um susto marcou a tarde desta sexta-feira (6) na Sede Nacional da igreja Cidade Viva,…

6 de fevereiro de 2026

Luiz Couto diz que direção nacional do PT liberou filiados para apoiar diferentes candidaturas ao Governo da Paraíba

O deputado federal Luiz Couto (PT) revelou nesta sexta-feira (5), que a direção nacional do…

6 de fevereiro de 2026

Rangel Júnior deixa presidência da Fapesq e Almicar Rabelo assume cargo

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (6) publicou a exoneração do professor Rangel…

6 de fevereiro de 2026

“Quer mais experiência do que fazer parte de um governo com tantas entregas?”, rebate Lucas sobre críticas à sua trajetória

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), decidiu subir o tom e responder às críticas…

6 de fevereiro de 2026

Cida rebate Couto e diz que fala sobre liberação do PT na Paraíba não reflete posição do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, rebateu nesta sexta-feira…

6 de fevereiro de 2026