Categorias: Política

Oposição faz ataque à “farra nepotista” do Maranhão III

PUBLICIDADE

A bancada de Oposição já definiu uma bandeira de luta, a partir desta semana, na Assembléia Legislativa: denunciará e cobrará providências contra o que está considerando uma verdadeira “farra nepotista” no Governo Maranhão III. “É puro retrocesso e um autêntico escândalo o que temos testemunhado, todos os dias, pelas páginas do Diário Oficial do Estado”, ataca o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.

De acordo com Zenóbio Toscano, desde que assumiu o governo por imposição do Tribunal Superior Eleitoral, no último dia 18 de fevereiro, o governador Maranhão tem transformado este seu “terceiro mandato biônico” em uma oportunidade para afrontar a sociedade civil, que já assumiu uma clara postura antinepotista. Além da própria súmula do Supremo Tribunal Federal em 2008, proibindo a contratação indiscriminada de parentes na máquina pública, Toscano lembra que a Paraíba foi o primeiro estado brasileiro a, no final de 2006, adotar uma lei antinepotista extremamente rígida e sem precedentes.

“O passo adiante, nesse sentido, pelo ex-governador Cássio, agora se transforma num festival de irregularidades ao arrepio da lei”, denuncia o deputado. Para ele, o Ministério Público terá de ser acionado para investigar a “farra” de nomeações de parentes na estrutura administrativa do Poder Executivo Estadual. “E não está mais se tratando nem de nepotismo cruzado, triangular: é o direto mesmo”, já ressalva o deputado Lindolfo Pires (DEM).

Entre os casos a serem indicados pela Oposição na Assembléia Legislativa, serão apontadas as nomeações como a do sobrinho da deputada Lúcia Braga em cargo de assessor jurídico da Fundação de Ação Comunitária, órgão por ela presidido e o da esposa do senador Roberto Cavalcanti, contemplada com a Coordenadoria do Programa de Artesanato Paraibano dias depois do irmão por parte de pai, Achilles Leal Filho, ser nomeado para a presidência do Ideme.

O caso da mãe da primeira-filha, Letícia Maranhão, é também sintomático, segundo os deputados da Oposição. O governador nomeou Maria Augusta Pordeus Mariz para o cargo de assistente de Gabinete na Secretaria de Administração do Estado, segundo o Diário Oficial do Estado, edição do último dia 10. Fez isso na mesma semana em que se envolveu em outro escândalo: nomeou o filho do advogado Nadir Valengo, Rafael Dantas Valengo, para um cargo de destaque no Palácio da Redenção. Valengo, no TRE, foi um dos principais votos pela cassação do ex-governador Cássio.

No tocante ao antinepotismo propriamente dito, os deputados da Oposição jã estão levantando os outros casos flagrantes em diversos órgãos da administração direta e indireta. Principalmente no interior, nos hospitais regionais, as nomeações da parentela se evidencia com uma naturalidade constrangedora, segundo o deputado Lindolfo Pires. Ele cita sua base eleitoral, o município de Sousa, como um exemplo grandiloquente de “despudorada farra nepotista”.

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Alistamento e regularização eleitoral registra longas filas em JP e TRE-PB orienta eleitores; veja quem precisa ir presencialmente

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) anunciou medidas importantes para facilitar o processo eleitoral…

8 de maio de 2024

PM deflagra operação e deixa dois mortos e dois feridos no Bairro São José, em João Pessoa

A Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (08), uma operação, no Bairro São José,…

8 de maio de 2024

Mídia nacional destaca caso de corretor e flanelinha em motel da Grande JP e lista os itens consumidos

O polêmico caso de um corretor de imóveis e um flanelinha ganhou repercussão nacional hoje…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024

No Dia Mundial da Mineração, FIEPB celebra o fortalecimento do segmento na Paraíba

No dia 07 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Mineração, e a Federação…

8 de maio de 2024

Postes e fiações caem no meio de rua no Centro de João Pessoa; Energisa e Semob são acionadas

Equipes da Energisa e da Semob, foram acionadas na manhã desta quarta-feira (08), para verificar…

8 de maio de 2024