Categorias: Política

Oposição faz ataque à “farra nepotista” do Maranhão III

A bancada de Oposição já definiu uma bandeira de luta, a partir desta semana, na Assembléia Legislativa: denunciará e cobrará providências contra o que está considerando uma verdadeira “farra nepotista” no Governo Maranhão III. “É puro retrocesso e um autêntico escândalo o que temos testemunhado, todos os dias, pelas páginas do Diário Oficial do Estado”, ataca o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia.

De acordo com Zenóbio Toscano, desde que assumiu o governo por imposição do Tribunal Superior Eleitoral, no último dia 18 de fevereiro, o governador Maranhão tem transformado este seu “terceiro mandato biônico” em uma oportunidade para afrontar a sociedade civil, que já assumiu uma clara postura antinepotista. Além da própria súmula do Supremo Tribunal Federal em 2008, proibindo a contratação indiscriminada de parentes na máquina pública, Toscano lembra que a Paraíba foi o primeiro estado brasileiro a, no final de 2006, adotar uma lei antinepotista extremamente rígida e sem precedentes.

“O passo adiante, nesse sentido, pelo ex-governador Cássio, agora se transforma num festival de irregularidades ao arrepio da lei”, denuncia o deputado. Para ele, o Ministério Público terá de ser acionado para investigar a “farra” de nomeações de parentes na estrutura administrativa do Poder Executivo Estadual. “E não está mais se tratando nem de nepotismo cruzado, triangular: é o direto mesmo”, já ressalva o deputado Lindolfo Pires (DEM).

Entre os casos a serem indicados pela Oposição na Assembléia Legislativa, serão apontadas as nomeações como a do sobrinho da deputada Lúcia Braga em cargo de assessor jurídico da Fundação de Ação Comunitária, órgão por ela presidido e o da esposa do senador Roberto Cavalcanti, contemplada com a Coordenadoria do Programa de Artesanato Paraibano dias depois do irmão por parte de pai, Achilles Leal Filho, ser nomeado para a presidência do Ideme.

O caso da mãe da primeira-filha, Letícia Maranhão, é também sintomático, segundo os deputados da Oposição. O governador nomeou Maria Augusta Pordeus Mariz para o cargo de assistente de Gabinete na Secretaria de Administração do Estado, segundo o Diário Oficial do Estado, edição do último dia 10. Fez isso na mesma semana em que se envolveu em outro escândalo: nomeou o filho do advogado Nadir Valengo, Rafael Dantas Valengo, para um cargo de destaque no Palácio da Redenção. Valengo, no TRE, foi um dos principais votos pela cassação do ex-governador Cássio.

No tocante ao antinepotismo propriamente dito, os deputados da Oposição jã estão levantando os outros casos flagrantes em diversos órgãos da administração direta e indireta. Principalmente no interior, nos hospitais regionais, as nomeações da parentela se evidencia com uma naturalidade constrangedora, segundo o deputado Lindolfo Pires. Ele cita sua base eleitoral, o município de Sousa, como um exemplo grandiloquente de “despudorada farra nepotista”.

PB Agora

 

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026