Categorias: Política

Opinião: Tião Gomes, seu apoio a Aguinaldo Ribeiro para o Senado e a união do Avante

PUBLICIDADE

A força política do deputado estadual Tião Gomes (Avante), no Brejo paraibano, é incontestável. Sua base é coesa, prova de tamanho poderio é o número de mandatos do parlamentar. Oito no total, ocupando de maneira ininterrupta uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Após observar tal fato, interessante registrar seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado. Vem Gomes mantendo diálogo com o parlamentar do PP, alavancando amparos importantes na empreitada política que defende.

Tião Gomes está usando sua habilidade enquanto agente político não só na defesa da postulação de Ribeiro, mas também no respeito aos seus companheiros de sigla e colegas da Casa de Epitácio Pessoa. Falo de Taciano Diniz e Junior Araújo.

Ambos já declararam apoio ao deputado federal Efraim Filho (DEM), que também é pré-candidato ao Senado. Por sua vez a bancada do Avante dá sustentação política ao governador João Azevêdo (Cidadania).

Pelo que se observa a sigla tem destinos diferentes no tocante a quem apoiará para o Senado, mas continua dando aporte político ao chefe do Executivo estadual.

O Avante e sua força política

O que se pode observar, nas hostes do Avante, é a sincronia dos seus representantes. Taciano Diniz tem forte atuação vinculada ao Vale do Piancó. Júnior Araújo lidera a região do alto Sertão polarizada pela cidade de Cajazeiras.

Ainda há o deputado estadual licenciado Felipe Leitão, que assumiu a pasta do Desenvolvimento Social de João Pessoa na gestão do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).

Leitão conta com os votos da capital e região litorânea e muito provavelmente seguirá a decisão de Cícero Lucena, que já formalizou apoio a Aguinaldo Ribeiro.

Outro componente importante reside na figura do presidente da ALPB, Adriano Galdino – hoje no PSB – mas migrará para o Avante após a janela partidária permitir.

Galdino, com força política em Campina Grande e Curimataú já informou que vem mantendo diálogo com Aguinaldo Ribeiro e Efraim Filho. No último dia 21 ele falou para a imprensa que apoiará aquele que der mais respaldo às suas pretensões políticas para 2022.

Adriano Galdino reivindica a vice-governadoria na chapa majoritária encabeçada por João Azevêdo e o apoio ao seu irmão, Murilo Galdino, que é pré-candidato a deputado federal. Como é de ser observado, o Avante tem muito poder de fogo.

O Avante está em todas as regiões da Paraíba, algo que, de certa forma, preocupa Azevêdo, pois ele terá que dialogar com todos os deputados da sigla a fim de mantê-los como aliados. Um erro político do governador e ele poderá perder o apoio completo ou parcial da agremiação partidária.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024