Categorias: Política

Opinião: Sucessão estadual: para onde os Ribeiros forem também levam Cícero?

PUBLICIDADE

O grupo Ribeiro tem a sua importância no cenário da política da Paraíba, é claro. E deve ser disputado pelas chapas majoritárias, sem dúvida.

O grupo tem Daniela, a primeira senadora eleita pela Paraíba; o deputado federal e ex-ministro, Aguinaldo, irmão da parlamentar; tem Lucas Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande e filho de Daniela; e tem, também, o patriarca da família, Enivaldo Ribeiro, ex-prefeito de Campina, cuja importância política é inegável.

Neste momento da conjuntura política, porém, em que começa a se definir o quadro da sucessão estadual, a dúvida é: para onde os Ribeiros forem levarão também Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa?

Os Ribeiros com Cícero Lucena têm um peso; sem ele, têm outro, infinitamente menor. Afinal, Cícero é o prefeito da Capital, o maior colégio eleitoral da Paraíba; foi um vitorioso nas últimas eleições e com uma exemplar capacidade de superação política. Cícero passou cerca de 16 anos num exílio político voluntário e voltou por cima da carne seca para administrar João Pessoa.

Entrave

Como candidato majoritário à reeleição que busca ampliar o leque de aliados, é claro que o governador João Azevedo tem todo o interesse de ter (também) os Ribeiros ao seu lado, no seu palanque.

Ocorre que os Daniela (sobretudo ela) e Aguinaldo têm demonstrado inclinação para o lado do presidente Jair Bolsonaro; são de um partido que copõem o chamado Centrão. E o governador Azevêdo já deixou claro: não quer bolsonarista no seu palanque, muito menos na sua chapa.

O prefeito Cícero Lucena também tem demonstrado que não tem interesse nenhum em se queimar com a pecha de bolsonarista, ou simplesmente de apoiador do projeto do presidente Bolsonaro.

Agravante

Numa eventual aliança dos Ribeiros com o grupo que apoia a pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, é provável que o prefeito Cícero Lucena se sentiria duplamente desconfortável:

Como se não bastasse a marca bolsonarista que carimba a chapa de Romero Rodrigues, no íntimo Cícero demonstra não ter mais simpatia nenhuma por qualquer projeto político que tenha a participação do ex-senador Cássio Cunha Lima, de quem levou rasteiras num passado recente, quando o prefeito de João Pessoa ainda era do PSDB.

Quem transita no meio político não tem dificuldade nenhuma em perceber que Cícero Lucena tem um pé atrás com Cássio e seus aliados.

Mas também é bom lembrar a velha frase atribuída e vários pensadores e lideranças políticas: “A política é a arte do possível”.

E muita água ainda vai rolar ao longo dos próximos meses.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024