Categorias: Política

Opinião: se os partidos de esquerda brincarem muito correm risco de não irem nem pro 2º turno na disputa em JP

PUBLICIDADE

A menos que tomem juízo e ponham de lado as vaidades e outros interesses menores, em torno de um projeto só, os partidos que compõem o chamado “campo democrático popular” correm o risco de ficar chupando o dedo, na disputa pela prefeitura de João Pessoa.

O cenário que se configura nem um pouco é favorável a este segmento, se forem para a disputa com candidaturas próprias, cada um pro seu lado e pensando no seu próprio umbigo.

E, convenhamos, será pior ainda se porventura o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) não disputar a sucessão de Luciano Cartaxo (PV).

E tem mais: não basta a união dos partidos do tal “campo democrático popular”; é preciso ter um nome viável, eleitoralmente.

Por exemplo: se uma eventual junção de todos estes partidos for em torno da pré-candidatura de Edilma Freire, é mesmo Canadá. Lona na certa.

Além de ser uma ilustre desconhecida, Edilma não tem densidade eleitoral e muito menos qualquer afinidade ideológica com nenhum desses partidos.
Muito mais viável seria uma união de todos em torno da pré-candidatura de Anísio Maia (PT), naturalmente incluindo nesse bloco o ex-governador Ricardo Coutinho.

Pra ganhar

Nos bastidores da política pessoense se comenta que é real a possibilidade de uma candidatura de Ricardo Coutinho, para prefeito, com um nome do PT na vice.
Ai, sim, é chapa para disputar em condições de igualdade com qualquer uma outra.

Prego batido?

Da presidente do Diretório Municipal do PT, em João Pessoa, Giucélia Figueiredo, a coluna recebeu a seguinte explicação, sobre o momento atual:

“Como presidente (do PT municipal), tenho que defender as deliberações partidárias. E deliberamos, por unanimidade, a candidatura própria do PT com o nosso pré-candidato Anísio Maia, tendo Percival (PCdoB) como nosso pré-candidato a vice.
Continuamos abertos a aglutinar os partidos do campo democrático e popular. Caso não seja possível, respeitaremos as posições dos partidos políticos. A eleição é de dois turnos; no segundo turno é outra eleição. Nosso desejo é unir todos os partidos do campo democrático e popular. Nossa convenção será domingo. Até lá, vamos dialogando com o espírito de aglutinar em torno de Anísio e Percival”.

Enquanto isso

O ex-governador, ex-senador, ex-ministro e ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), vai comendo pelas beiradas e amealhando apoios. Só do bloco de Luciano Cartaxo levou uma turma de peso bem considerável.

Do lado da extrema-direita, a coisa também não está tão boa. Além de candidatos inexpressivos, está tudo dividido.

Os que representam (ou se julgam representar) o sentimento bolsonarista formam em vários partidos, isoladamente, sendo o mais destacado deles o comunicador Nilvan Ferreira (MDB).

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024