Com a iminente filiação do ex-governador Ricardo Coutinho, que quer ser candidato a senador pelo PT, de um lado, e as articulações do governador João Azevêdo (Cidadania) incluindo nomes como os dos deputados federais Efraim Filho (Democratas) e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), do outro, a presença do ex-presidente Lula no palanque do governador (que disputará a reeleição) vai ficando cada vez mais incompatível.
A avaliação não é deste colunista, mas sim do próprio governador e do presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo. João disse em entrevista ao jornalista Luís Tôrres, no Frente a Frente, que não há chance de ele dividir palanque com o seu padrinho político e hoje opositor. O dirigente petista, por sua vez, avalia que as alianças de João com lideranças incompatíveis com a agenda ideológica do PT afastam a esquerda do seu palanque.
Há outro fator que fortalece a tese de rompimento entre PT, que hoje conta com um secretário no Governo do Estado, e João: a aproximação do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), com a direção nacional do PT. Ele esteve reunido nessa terça-feira (3), em Brasília, com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.
Cartaxo já deixou claro que será candidato ano que vem e revelou que quer novamente chefiar um Executivo, desta vez, o estadual. Com todos esses elementos, o que se formata é uma chapa com Lula (presidente); Luciano Cartaxo (governador) e Ricardo Coutinho (senador). Não há como negar que é uma configuração forte que pode dar dor de cabeça a João e ao grupo da oposição, que conta com o ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) como escolhido para ser candidato ao governo.
Quem achava que o cenário político da Paraíba já estava definido e as peças já tinham se revelado e se posicionado no tabuleiro, está muito enganado…
Feliphe Rojas
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…