Categorias: Política

Opinião: o silêncio da família Feliciano em nada contribui para desmitificar a covid-19

PUBLICIDADE

O assunto é delicado, mas deve ser abordado, pois a transparência referente a figuras públicas, em muitos casos, é fundamental. E aqui falo do deputado federal Damião Feliciano, principal liderança do PDT na Paraíba.

Internado desde meados de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, estando o parlamentar em tratamento da Covid-19, nada se sabe sobre seu estado clínico, o que vem gerando especulações diversas e preocupação não só dos seus eleitores, mas do povo paraibano como um todo.

É claro que a família tem o direito de permanecer em silêncio sobre o estado de saúde de Feliciano, mas também o dever de informar à sociedade o que de fato está acontecendo com o parlamentar, mesmo sem muitos detalhes.

Além de deputado federal, Damião Feliciano é médico cardiologista, e nesse prisma, penso eu, dar-se outro motivo para a quebra de tamanho silêncio, pois os familiares do pedetista certamente estão habituados ao “clima hospitalar”. Calar-se em horas agudas gera dor e aflição para todos.

E aí repito: Damião Feliciano, assim como sua esposa, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) – que também contraiu a Covid-19 – são figuras públicas. E nesse aspecto questões de cunho familiar merecem reserva, o que não é o caso em pauta, pois o coronavírus, em todos os aspectos, deve ser tratado com clareza para o bem comum. Inclusive com o máximo de informação.

Outros parlamentares que contraíram a Covid-19

Cito casos de outros parlamentares paraibanos que contraíram a enfermidade. Talvez o mais emblemático tenha sido o do ex-senador José Maranhão. Diariamente era lido pela equipe médica um boletim informando o quadro clínico do paciente.

A família compartilhou suas dores e alegrias com o povo. Correligionários e adversários políticos do ex-senador emitiam gestos de solidariedade para os familiares. Infelizmente Maranhão não suportou e veio a óbito, mas a lição de luta ficou na história, ajudando, inclusive, outras famílias que passaram pela perda de um ente querido minimizar a dor ou dar mais força àquelas que viram seus parentes se recuperarem.

Outro exemplo de sobriedade familiar está no deputado estadual Manoel Ludgério (PSD). Ele e sua esposa, a vereadora de Campina Grande, Ivonete Ludgério contraíram a Covid-19. O casal foi diagnosticado em março.

O deputado e sua esposa não omitiram nada sobre seus respectivos quadros de saúde, utilizando, inclusive, as redes sociais para agradecer os gestos de carinho e mostrar que a Covid-19 é uma enfermidade extremamente letal, mas que pode ser vencida.

Outros parlamentares, como os deputados estaduais Raniery Paulino (MDB) e Camila Toscano (PSDB) também foram acometidos pelo coronavírus e deixaram um canal aberto com o povo, o que é o correto a ser feito, afinal, todos são figuras públicas, e como tais, devem ajudar a combater eventuais tabus para desmistificar os efeitos nefastos da Covid-19.

Por fim, a coluna deseja a recuperação do deputado Damião Feliciano, no desejo da família partilhar algum tipo de informação sobre o parlamentar e, assim, deixar o povo informado em relação ao quadro de saúde do pedetista.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024