Categorias: Política

Opinião: o “mimetismo” de Cássio e seu naufrágio político

PUBLICIDADE

A natureza é sábia, e aqui me lembro do mimetismo, um mecanismo utilizado por algumas espécies, em que se observa uma espécie imitando outra, sendo essa imitação física ou comportamental. O mimetismo é uma técnica utilizada por diferentes organismos e pode ser conferida de três formas: mimetismo de ataque, em que o organismo mimético é o predador; mimetismo defensivo, no qual a presa é mimética para afastar seu predador; e o mimetismo reprodutivo, o qual é realizado por plantas que se assemelham às fêmeas de seus polinizadores.

E na política podem-se observar tais comportamentos “camaleônicos”. Não é raro encontrar em tal seara a mudança de cores, discursos, atitudes de forma geral, a fim de tirar proveito de algo ou alguém, e mesmo manter a própria existência. Um caso curioso, que caiu nas graças das redes sociais há pouco foi a do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Mostrando uma “arte” duvidosa para manter-se vivo na política, o tucano foi aliado e adversário dos ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, integrante da sigla partidária a qual faz parte, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), surfou na onda da também petista Dilma Rousseff, jurou o amor perfeito com o emedebista Michel Temer e, por último, sorriu ao lado de Jair Bolsonaro (sem partido) até ser praticamente humilhado nas eleições de 2018, após amargar o quarto lugar na contagem geral dos votos válidos para a reeleição ao Senado.

Vale lembrar que na época do seu naufrágio político era Cunha Lima vice-presidente do Senado, o que, teoricamente, daria maior aporte político em relação a seus adversários, em especial os senadores eleitos Veneziano Vital do Rêgo, na época filiado do PSB e hoje figurando as fileiras do MDB, e Daniella Ribeiro (PP).

Outro fato interessante que, provavelmente, contribuiu para a derrota de Cássio Cunha Lima em 2018. Por todas as suas “andanças” já mencionadas, a credulidade do seu eleitorado foi se dissipando, estando como prova maior que os eleitos daquele pleito têm como reduto eleitoral exatamente o do tucano, que é a cidade de Campina Grande e todo o compartimento da Borborema.

Diante do exposto, é provável que Cunha Lima tenha tomado para si a lição que não se pode servir a dois, três, quatro senhores e, por conveniências pessoais, abandoná-los quando a nau começa a fazer água.

Mais experiente, é possível que o tucano tenha aprendido a lição que fazer alianças políticas em demasia é perigoso e, pior: mudar o gosto e o prato que comeu por um bom tempo para uma tigela com uma sopa caudalosa pode resultar em afogamento. E aí não há escafandro que salve.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024