Categorias: Política

Opinião: o clã Cunha Lima pode ser sucumbido ao ostracismo caso não acerte suas estratégias políticas em 2022

PUBLICIDADE

A afirmação é: se o melhor general de um exército fica fora de um combate existem três motivos. Ou ele morreu em uma das batalhas, ficou ferido gravemente ou é a mais pura estratégia para enganar o inimigo, projetando uma “ressurreição” no “Dia D” para enfrentar seus oponentes.

Assim vejo as declarações do deputado federal Pedro Cunha Lima, licenciado do cargo por 120 dias e presidente estadual do PSDB na Paraíba. O jovem parlamentar colocou seu nome, de forma categoria, para disputar o governo do Estado em 2022, o que é válido e extremamente democrático.

O tucano convocou os partidos que figurão o campo das oposições ao governador João Azevêdo (Cidadania) para uma composição política que tenha como objetivo “dispensar” o chefe do poder Executivo da Paraíba e, claro, retirá-lo da poltrona do Palácio da Redenção.

Pedro Cunha Lima está agindo de forma assertiva. Trazer para si de uma só vez público e palco, críticas e respaldos para sua pessoa, deixando as especulações de uma possível postulação ao governo nas incertezas, estando na “surdina” do embate seu pai, o ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima, também filiado ao PSDB, e aquele que tem mais poder de fogo em um possível embate nas urnas com Azevêdo.

E, confirmada tal estratégia, que só é possível, em dias de hoje, observar em bola de cristal, o partido tucano tem louvor. Pedro assume o embate e Cássio, possível candidato do clã, se fortalece politicamente nas articulações partidárias.

Confirmado Cássio, não Pedro, João Azevêdo ficará longe de voar em céu de brigadeiro. O tucano-mor aprendeu que, em dias atuais, sobrenome não conta. Repetir o erro de 2018 para ele está descartado.

É bom entender que, caso a união dos opositores de Azevêdo esteja, de forma concreta ligado, tal fato atrairá o PP do deputado federal Agnaldo Ribeiro e da sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro, do mesmo partido, cujo pai foi vice-prefeito de Campina Grande na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD), estando o mandato findado em Janeiro de 2020, sendo eleito o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima (Solidariedade).

Agora uma observação: o clã Cunha Lima tem grande força política no compartimento da Borborema. Penetração há no Sertão. Mas, noutras áreas da Paraíba, o que um dia foi forte, já definha.

Para ter uma chance de êxito em 2022, Pedro Cunha Lima, por mais que tenha seus valores e densidade eleitoral, é infinitamente menor que seu pai, Cássio. E o grupo ainda terá que seduzir o PP e outras agremiações políticas para sua órbita e negociar com Romero Rodrigues um possível apoio caso um segundo turno venha a acontecer.

Por tudo isso, Cássio Cunha Lima é figura central nas costuras políticas da sua própria família e de outras, como os Ribeiro, cuja força nas urnas vem demonstrando que a hegemonia dos descendentes do ex-governador Ronaldo Cunha Lima já não é a mesma.

Aliás, o termo “hegemonia” do clã Cunha Lima definhou, daí a necessidade de colocar de forma precisa as peças no tabuleiro da política paraibana, a fim de manter um suspiro que dê condições à restauração de tal poder, caso contrário será sucumbido, aos poucos, pelo ostracismo.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IPTU 2024: prazo para pagamento com desconto termina nesta terça em CG

O contribuinte tem ainda a opção de quitar o tributo de forma parcelada, com desconto…

29 de abril de 2024

Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Eva Gouveia confirma intenção de concorrer à PMCG e revela diálogo com Romero Rodrigues

A vereadora Eva Gouveia, filiada ao PSD, reiterou sua determinação de disputar a prefeitura de…

29 de abril de 2024