Categorias: Política

Opinião: Nilvan surpreendeu chegando ao segundo turno, mas JP seguiu sua linha progressista e Cícero venceu

PUBLICIDADE

A leitura é simples e cristalina. Vence um pleito para uma eleição majoritária quem obtém o maior número de votos. E assim foi Cícero Lucena (PP). Havia um candidato de centro-direita, do Progressistas, e do outro Nilvan Ferreira (MDB), que apesar de ser filiado a um partido de centro, nunca adotou o discurso moderado. Seguiu a linha conservadora do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

E aqui respeito a linha ideológica de Ferreira. Mas há de ser observado. João Pessoa é uma Capital, por essência, progressista. E se não houve um candidato da esquerda no segundo turno, foi por meio da inapetência, por exemplo, do PT e PSB. Único deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, Anísio Maia não conseguiu ser unânime na sua própria legenda.

Batalhas jurídicas com o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) “anularam” os nomes da esquerda, que anda cambaleando, só relembrado Chico Buarque e sua bela “Pelas Tabelas”. Só cumprindo o regularmente. Mas vou ficar em João Pessoa. Posso fazer uma análise de outras capitais no futuro. Mas a esquerda não foi bem nem aqui ou alhures. Aliás, foi péssima.

E voltando a João Pessoa, não foram as pesquisas eleitorais que colocaram Cícero Lucena na condição de futuro prefeito de João Pessoa. Alegou Nilvan Ferreira que sua derrota muito em parte veio formatada por elas. Mas não foi isso. Ele e sua assessoria sabem.

Ferreira foi muito além do que imaginei. O número de sufrágios recebidos foi muito acima para um neófito da política. 163.030 votos (46,84%) dos votos válidos. Tal percentual é surpreendente. Mas João Pessoa adotou, ou é, um bastião progressista. E se não houve um candidato da “pura” esquerda, a lógica foi buscar um centro-direita que, aliás, governou a Capital das Acácias com excelência em tempo passado.

O resto é pura retórica. E como dizem as tratativas judiciárias, há o direito do “Jus esperneandi”. O direito de espernear em latim. Nilvan Ferreira foi um gigante, mas o futuro prefeito tem nome e sobrenome. Cícero Lucena. Não se pode contestar o resultado do povo. A urna é apenas um objeto para sagrar os votos e pesquisas refletem quase sempre o que virá. Como veio!

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente Nacional do PSB se reúne com João Azevêdo e discute atuação da sigla visando 2026: “Ampliar nossa capacidade”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, usou seu perfil numa rede social para registra…

11 de dezembro de 2025

OUÇA: Pai do presidente da Câmara Federal, Nabor vê ‘extremismo’ no Congresso e diz que é preciso ‘pacificar o Brasil’

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, classificou como preocupante o clima de extremismo que vice…

11 de dezembro de 2025

Cida Ramos evita vincular fala de Lula em apoio a João Azevêdo à pré-candidatura de Lucas Ribeiro

A presidente estadual do PT na Paraíba, Cida Ramos, evitou qualquer associação direta entre a…

11 de dezembro de 2025

“Eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, quando texto chegar ao Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só decidirá se…

11 de dezembro de 2025

Após TJPB decidir por inconstitucionalidade sobre Lei de Uso e Ocupação do Solo, PMJP garante recorrer ao STJ

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), recorrerá ao…

11 de dezembro de 2025

PMJP anuncia que aprovados no concurso da Saúde serão convocados a partir de janeiro

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai convocar os…

11 de dezembro de 2025