A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: nacionalmente conhecida pela cultura, Areia faz história nas eleições 2020 antes mesmo da realização do pleito

Câmara de Areia/PB garante mudança de mais de 60% do legislativo antes mesmo da abertura das urnas

O instituto da reeleição para cargos legislativos de forma ilimitada está previsto na Constituição da República e, desde então, tem sido o deleite de muitos políticos que há décadas se perpetuam no poder, fazendo dos mandatos uma carreira de vida. Muitos deles são acusados de aparecer apenas de quatro em quatro anos quando se empenham durante alguns meses só para garantir a permanência na posição e depois somem novamente.

Nestas eleições de 2020, no entanto, um fato inusitado chama a atenção. Atuais membros da Câmara Municipal de Areia, no Brejo da Paraíba, decidiram fazer o caminho inverso e não usufruir do direito. Dos onze vereadores com mandato, apenas quatro decidiram que vão encarar a reeleição. A decisão de mais da metade dos atuais vereadores garante uma renovação de mais de 60% do parlamento para a próxima legislatura antes mesmo da abertura das urnas.

A motivação para a desistência de alguns tem como justificativa a substituição pelos parentes, estudos e até mesmo a descrença na política.

Dos quatro que se mantiveram no páreo este ano estão a vereadora Nelma Carneiro (PSC), mais votada nas eleições passadas e Duca da Juassara (Avante), o menos votado. Já entre os desistentes estão os novatos Júnior da Xerox (segundo mais votado em 2016) e Dr. Eduardo (PRP). Até mesmo o ex-presidente da Câmara, Edvaldo Vigilante (PSD) não figura mais entre os postulantes.

Do total de candidatos nas eleições à Câmara Municipal na cidade, quatro tiveram a candidatura indeferida até agora, são eles: Edilton Silva do Nascimento (PTB), Pezão (PL), Thome o eletricista (PSC) e Thiago do Frango (Avante). Já o candidato José Arnaldo, conhecido como Nanal (Avante) é o único que continua aguardando julgamento do deferimento da candidatura conforme dados da Justiça Eleitoral atualizados até esta terça-feira (20).

Todos os dados foram extraídos através de uma consulta no DivulgaCand, site disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para acompanhar as candidaturas nas eleições municipais. Confira o link aqui

Mas, se engana quem pensa que apenas a disputa pelo parlamento na cidade teve suas peculiaridades. Na cidade de Areia, a corrida majoritária também trouxe uma dupla inusitada. A chapa em questão além de ser puro sangue tem a nora e a sogra disputando a prefeitura em uma dobradinha mais que familiar.

A cabeça de chapa é a médica Dra. Silvia (PSC), que tem como vice a sogra, Dona Marília, também do PSC, que por sua vez é mãe do ex-prefeito Dr. Elsinho (esposo de Silvia). Marília é ainda a atual vice-prefeita da cidade, disputando a reeleição no posto.

É sabido que a herança política passa de pai para filho e muitas vezes familiares decidem seguir os mesmos passos dos parentes, mas a política é, sobretudo, união de esforços. O sucesso de um projeto, muitas vezes, se traduz na capacidade de articular.

UM MARCO

Conhecida nacionalmente como a terra de Pedro Américo, de José Américo, da cachaça e da rapadura, da cultura, um patrimônio histórico do país, entre tantos outros adjetivos que seus filhos ajudaram a se estabelecer, a cidade de Areia agora caminha para fazer história na política.

A renovação do parlamento depende da renovação do eleitor, mas, dessa vez, o próprio parlamento tomou a dianteira e, por conta própria garantiu que um novo legislativo seja formado a partir de 2021 com pelo menos mais de 60% de renovação.

Agora cabe ao eleitor tomar a decisão correta. Se você está indignado com o que acontece na política brasileira — e sabendo que as regras que estão aí apenas beneficiam quem já está no poder — tem de agir agora e deve, obrigatoriamente, renovar sua maneira de escolher os candidatos.

 

Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe