Categorias: Política

Opinião: Felipe Leitão denuncia possível fraude no processo das eleições do Conselho Tutelar de Cabedelo em dia de Xeque Mate

PUBLICIDADE

A pobre cidade de Cabedelo. Pobre cidade, quando exponho seu passado recente. Quarta economia da Paraíba (já foi primeira) vive em processo de franca decomposição.

A BR-230, por exemplo, também conhecida como Rodovia Transamazônica, é um canal viário federal transversal do Brasil, com extensão de 5 662,60 quilômetros. Nunca foi concluso. Tal obra veio no governo do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974). Foi parida, ou “tentado”, pelos governos militares.

E Hoje? Hoje é um novo dia. E Cabedelo, mesmo tendo povo aguerrido, está tomado por ações de gestores corruptos. Xeque Mate que o diga! Surgem, em mídia das minhas retinas, dois escândalos. O primeiro já dito. O outro, muito bem evidenciado pelo deputado estadual Felipe Leitão (DEM) na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira. Um fato preocupante.

E como legítimo representante dos cabedelenses, – foi o mais votado na cidade portuária – está bem à frente do atual prefeito, Vitor Hugo, estando esse no poder por casuísmo histórico, pois não seria ele mais que vereador, no máximo. Mas sigamos: Leitão ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar possível fraude no processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares da cidade.

Polido e precavido, Leitão prometeu acionar o Ministério Público e a Justiça Eleitoral a fim de observar algo inusitado. E digo o que foi: a ex- conselheira tutelar, de alcunha Ninha, simplesmente teve seu número determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (trocado) por pessoas de amplo aporte financeiro.

O seu número em “santinhos” (era) no pleito 128. No entanto, foi denunciado por Leitão, e devidamente checado por este colunista, que panfletos foram enviados a locais de votação com o número 182, como mostram as imagens de vídeos de uma fonte ligada à coluna.

E no lacrimejar do povo cabedelense, Ninha iria para seu quarto mandato. Recebeu, apesar da fraude, 500 votos, mas não foi eleita. Fato que gerou grande suspeita no embate entre situação e oposição.

Motivo? O esposo da postulante, de nome Josimar, é ferrenho opositor do prefeito Vitor Hugo. Ele é vereador. Então, como falou certa vez Shakespeare, “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

Faz-se evidente que tal frase é adequada para os dias atuais. Mistérios sem resoluções. Adendo: sem posses, não há fraude. E todos sabem que o cargo de Conselheiro Tutelar, quando bem exercido, é peça fundamental para qualquer gestão municipal.

Entender os problemas sociais de um município, falo em referência a crianças e jovens, e apontar soluções pautadas em políticas públicas que salvam vidas. E isso vai além da ganância de alguns.

E continuo: a problemática é que, diante de tal aporte social, políticos profissionais usam os eleitos para “trampolim” eleitoral. E tal expediente não é novidade para ninguém. Nem naquela cidade portuária, ou noutras localidades.

Por fim, fica o registro do deputado Felipe Leitão. E muito mais. Da própria população de Cabedelo.

Amanhã falo “segredos” da Xeque Mate 5 e dos que foram investigados hoje. Por fim, seja forte Cabedelo e seu povo! Não serão poucos que sepultarão sua história.

 

Veja o link da matéria:

https://www.instagram.com/tv/B3U5-KfFOMR/?igshid=bvp9ze9rzaos

 

Eliabe Castor

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025

Morre Lindomar Castilho aos 85 anos; cantor matou a esposa a tiros na década de 80

O cantor Lindomar Castilho, um dos nomes mais emblemáticos da música brega brasileira, morreu aos…

20 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom vai ter choro e samba com Israel Sete Cordas

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, neste final de semana, o músico Israel…

20 de dezembro de 2025

Congresso aprova orçamento para 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL),…

20 de dezembro de 2025