A pobre cidade de Cabedelo. Pobre cidade, quando exponho seu passado recente. Quarta economia da Paraíba (já foi primeira) vive em processo de franca decomposição.

A BR-230, por exemplo, também conhecida como Rodovia Transamazônica, é um canal viário federal transversal do Brasil, com extensão de 5 662,60 quilômetros. Nunca foi concluso. Tal obra veio no governo do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974). Foi parida, ou “tentado”, pelos governos militares.

E Hoje? Hoje é um novo dia. E Cabedelo, mesmo tendo povo aguerrido, está tomado por ações de gestores corruptos. Xeque Mate que o diga! Surgem, em mídia das minhas retinas, dois escândalos. O primeiro já dito. O outro, muito bem evidenciado pelo deputado estadual Felipe Leitão (DEM) na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira. Um fato preocupante.

E como legítimo representante dos cabedelenses, – foi o mais votado na cidade portuária – está bem à frente do atual prefeito, Vitor Hugo, estando esse no poder por casuísmo histórico, pois não seria ele mais que vereador, no máximo. Mas sigamos: Leitão ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar possível fraude no processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares da cidade.

Polido e precavido, Leitão prometeu acionar o Ministério Público e a Justiça Eleitoral a fim de observar algo inusitado. E digo o que foi: a ex- conselheira tutelar, de alcunha Ninha, simplesmente teve seu número determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (trocado) por pessoas de amplo aporte financeiro.

O seu número em “santinhos” (era) no pleito 128. No entanto, foi denunciado por Leitão, e devidamente checado por este colunista, que panfletos foram enviados a locais de votação com o número 182, como mostram as imagens de vídeos de uma fonte ligada à coluna.

E no lacrimejar do povo cabedelense, Ninha iria para seu quarto mandato. Recebeu, apesar da fraude, 500 votos, mas não foi eleita. Fato que gerou grande suspeita no embate entre situação e oposição.

Motivo? O esposo da postulante, de nome Josimar, é ferrenho opositor do prefeito Vitor Hugo. Ele é vereador. Então, como falou certa vez Shakespeare, “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

Faz-se evidente que tal frase é adequada para os dias atuais. Mistérios sem resoluções. Adendo: sem posses, não há fraude. E todos sabem que o cargo de Conselheiro Tutelar, quando bem exercido, é peça fundamental para qualquer gestão municipal.

Entender os problemas sociais de um município, falo em referência a crianças e jovens, e apontar soluções pautadas em políticas públicas que salvam vidas. E isso vai além da ganância de alguns.

E continuo: a problemática é que, diante de tal aporte social, políticos profissionais usam os eleitos para “trampolim” eleitoral. E tal expediente não é novidade para ninguém. Nem naquela cidade portuária, ou noutras localidades.

Por fim, fica o registro do deputado Felipe Leitão. E muito mais. Da própria população de Cabedelo.

Amanhã falo “segredos” da Xeque Mate 5 e dos que foram investigados hoje. Por fim, seja forte Cabedelo e seu povo! Não serão poucos que sepultarão sua história.

 

Veja o link da matéria:

View this post on Instagram

Ontem aconteceu a eleição para Conselho tutelar. E a conselheira Ninha acabou levando um golpe. Ela percebeu ontem por volta das 13h que tinham imprimido santinhos dela com o número errado, ela foi até o promotor que ficou ciente da situação e pediu que ela entrasse em contato com ele hoje. Fui com ela no bairro do Poço perto da empresa tecop e acabamos encontrando vários santinhos falsos. Eles usaram o local pra jogar os papéis. Ninha se encontra muito abalada ainda com a situação e pediu o apoio da população. Várias candidatas também irão entrar com uma ação para cancelar essa eleição por fraude. Segundo a conselheira que sofreu o golpe, quem fez esse jogo sujo com ela não merece ser um conselheiro tutelar de Cabedelo. Veja o vídeo e opine o que vocês acharam dessa situação?

A post shared by Hipster Cabedelense (@hipster_cabedelense) on

https://www.instagram.com/tv/B3U5-KfFOMR/?igshid=bvp9ze9rzaos

 

Eliabe Castor

PB Agora

Total
4
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Aguinaldo Ribeiro trabalha para que Cláudio Régis assuma cadeira na ALPB

O deputado federal, Aguinaldo Ribeiro, conhecido, nacionalmente, pela habilidade de articulação política, decidiu se movimentar na Paraíba para fortalecer o Progressistas e prestigiar os aliados no Estado. Aguinaldo foi o principal…

Julian diz que informação sobre lista negra de Bolsonaro é ‘fake news’ e critica jornal

O deputado federal Julian Lemos, após o Jornal O Globo afirmar que ele estaria ‘numa lista negra’ do presidente da República Jair Bolsonaro, afirmou que a informação é uma ‘fake…