Categorias: Política

Opinião: Descontentes do PT vão enviar à Direção Nacional do partido documento contra Ricardo Coutinho

Um grupo de petistas está preparando um documento em que alerta a Direção Nacional do PT sobre o quanto o retorno do ex-governador Ricardo Coutinho (ainda PSB) ao partido pode ser nocivo para a campanha de Lula à Presidência da República, na Paraíba. Subscrito por várias lideranças, o texto deve ser encaminhado até este sábado (07/08).
A revelação partiu de um interlocutor da ala petista descontente com o retorno de Ricardo Coutinho, que telefonou ao colunista a propósito de comentários feitos neste espaço sobre o reingresso do ex-governador paraibano às hostes petistas.


Pelo que se pôde denotar, os descontentes com Ricardo têm consciência de que ele conta com o amplo apoio do ex-presidente Lula, da Direção Nacional e da Direção petista no Estado. Mesmo assim, vão pontuar, no documento, os aspectos negativos desse retorno, sobretudo se for dado a Ricardo os poderes de que ele se arvora, até para montar palanque e formar chapa com candidatura própria.


Eles vão alertar a Direção Nacional, entretanto, de que Ricardo Coutinho está voltando muito mais como elemento desagregador do que como um bom articulador capaz de somar para a campanha de Lula. Entendem que, tendo Ricardo no comando local da campanha presidencial, por exemplo, partido nenhum irá se compor com o PT, ainda mais num segundo palanque com candidatura própria a governador.

Humilhados


A certa altura da conversa, o interlocutor disse: “Com Ricardo não tem jeito. Ele está humilhando a gente, o cara vai para uma rádio dizer que já tá montando uma chapa etc. Ora, quem está no partido há muito tempo não pode aguentar isso. Ele tá montando a chapa dele para derrotar a gente”.


No entendimento dos insatisfeitos com o retorno de RC ao PT, a Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores deveria ponderar a Ricardo Coutinho que já o apoiou em vários momentos e que, agora, se segurasse e seguisse as regras internas do PT, como é dever de todo filiado.


O interlocutor petista, no entanto, descartou a possibilidade dos descontentes deixarem o Partido dos Trabalhadores em decorrência da situação.


Mas adiantou que, se a Direção Nacional mantiver o apoio a Ricardo dando a ele o poder que ele demonstra que irá ter no PT, “vai ter briga interna de manhã, à tarde e à noite.”
O que mais desagradou os insatisfeitos, segundo o interlocutor, foi o fato do ex-governador paraibano tratar do seu retorno ao partido “por cima”, a começar da Direção Nacional, totalmente à revelia do PT e suas bases no Estado. “O cara quando quer ingressar num partido vai pra cima do chefão, ou vai dialogar com as pessoas?”, questionou, para completar: “Ele foi lá pra cima. E, num acordo que fizeram com Gleisi Hoffmann, Ricardo estava entrando no PT, mas sem nada decidido sobre candidaturas e contando com João Azevêdo.”


Segundo o interlocutor petista, em 24 horas Ricardo Coutinho não cumpriu o que acordou com a presidente nacional do PT, quando saiu dando entrevistas a emissoras de rádio do interior dizendo que vai montar um segundo palanque para Lula, tendo Luciano Cartaxo (PV) como provável candidato a governador, ele a senador, e Jeová Campos, Estela Bezerra e outros candidatos a deputado federal.

Inelegível


A ala petista que não quer Ricardo Coutinho dando ordens no partido acha que ele está inelegível: “Ele só concorreu na eleição passada, para prefeito de João Pessoa, porque quando ele registrou a candidatura, ainda era elegível. Depois se tornou inelegível. Agora é o contrário de antes: quando ele for registrar a candidatura estará inelegível; ele já está inelegível”, frisou o interlocutor petista.


Que a briga tá feia dentro do PT, não há dúvida nenhuma.


Mas briga no PT não é novidade para ninguém.

O que resta saber é: quando Lula e a Direção Nacional fincar pé e aceitar Ricardo Coutinho com plenos poderes, a briga interna para ou vai continuar durante a campanha eleitoral?

Vené e Lula


No exato momento de fechamento desta coluna, o senador paraibano e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rego, estava reunido com Lula e a Direção Nacional do PT.
Foi o bastente para estimular o burburinho latente, de que Lula poderia convencer Vené a disputar o Governo do Estado, garantindo a ele um segundo palanque.
Xiiii…

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026