Categorias: Política

Opinião: deputados fogem da liderança oposicionista na ALPB para se dedicarem às eleições

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino, que busca por meios jurídicos sair do PSB, sigla partidária do ex-governador Ricardo Coutinho, que no ano passado rompeu com a maioria daqueles que o apoiavam, indagou aos parlamentares da bancada de oposição na terça-feira (04) quem seria o líder oposicionista na Casa.

E Galdino tem razão. Após a saída do ex-líder oposicionista ao governo de João Azevêdo (Cidadania); Raniery Paulino (MDB), e o vice-líder Eduardo Carneiro (PRTB), na Casa de Epitácio Pessoa, a oposição, hoje constituída por apenas nove parlamentares, está acéfala. Isto é: que sofre de acefalia; cuja cabeça não pode ser distinguida do restante do corpo.

Ela (a oposição) não responde por si só, numa clara evidência que os atores oposicionistas ao governo de Azevêdo só pensam nos seus interesses próprios. Exceto a deputada Camila Toscano (MDB), que relatou um conflito burocrático que a impede de assumir o posto por ser integrante da Mesa Diretora da Casa; os demais colegas estão preocupados com as eleições municipais, numa clara evidência do chamado egocentrismo. Pensam em manter suas bases eleitorais, em puro eufemismo dito por minha pessoa, para não dizer que colocaram seus desejos pessoais em detrimento ao povo paraibano.

Algo próximo ao icônico personagem Odorico Paraguaçu, criado pelo dramaturgo brasileiro Dias Gomes na novela “O Bem-Amado, exibida na década de 70. Pensava ele (o personagem) interpretado pelo ícone Paulo Gracindo o seguinte: “O povo que se exploda”, numa clara referência aos interesses partidários e pessoais.

A Oposição na ALPB

A oposição na ALPB pensa no próprio umbigo. É o caso Walber Virgolino (Patriotas) e Tovar Correia Lima (PSDB), que buscam a postulação, de forma respectiva, às prefeituras de João Pessoa e Campina Grande.

Trata-se de um caso “sui generis”. Ou seja: a oposição está mais empenhada em ficar “bem” nos seus redutos eleitorais. E perdoe-me a expressão dita por Paraguaçu: “Dane-se o povo!”. Sem musculatura política, a oposição entende que sua chance de uma vida política mínima reside na busca das eleições municipais deste ano. Uma coluna para se encostar. Do contrário estarão fadados à derrota; derrocada por completo.

E João Azevêdo sufoca, aos poucos, seus adversários com uma postura política ética e diplomática. O resto e o óbvio.

Os oposicionistas

Figura, hoje na oposição, os seguintes deputados estaduais: Cabo Gilberto, do PSL, Walber Virgolino, do Patriotas, Anderson Monteiro (PSC); Bosco Carneiro (Cidadania); Camila Toscano (PSDB), Caio Robero (PR); Doutora Paula (PP); Galego Souza (PP); João Henrique (DEM); Moacir Rodrigues (PSL), Tovar Correia Lima (PSDB) e Manoel Ludgério (PSD).

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Lula presta solidariedade a Trump após ataque: “Violência política é uma afronta”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald…

26 de abril de 2026

Lucas Ribeiro reúne secretariado nesta segunda-feira para alinhar gestão

O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro se reúne com os secretários estaduais nesta segunda-feira (27).…

26 de abril de 2026

“Disputa política não impede diálogo”, diz Lucas Ribeiro ao defender apoio do Estado ao São João de Campina Grande

O governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que as diferenças políticas não devem interferir…

26 de abril de 2026

Cantor Anderson Neiff é baleado após ataque a tiros em São Paulo

O cantor de brega funk Anderson Neiff foi baleado nas costas após a van em…

26 de abril de 2026

Paraíba registra 7 feminicídios apenas nos três primeiros meses de 2026 e acende alerta para violência contra a mulher

A Paraíba contabilizou 7 casos de feminicídio apenas no primeiro trimestre de 2026, segundo dados…

26 de abril de 2026

Idosa de 72 anos desaparece após parada em área de mata entre Bayeux e Santa Rita

O desaparecimento de Milce Daniel Pessoa, de 72 anos, tem mobilizado familiares e autoridades desde…

26 de abril de 2026