OPINIÃO: Conjuntura das eleições deste ano faz com que partidos não tenham peito de obrigar filiados a seguirem suas decisões

PUBLICIDADE

Com a conjuntura única das eleições neste ano, envolvendo mudança da legislação eleitoral, viradas de mesa em direções partidárias e políticos mudando de legendas por qual fizeram parte historicamente em busca de um melhor posicionamento para o pleito deste ano, vai se desenhando um cenário, de certa forma, inédito e bizarro.

O de políticos independentes dentro de legendas que têm pré-candidato a governador, senador e que já fecharam alianças na chapa majoritária e proporcional. A impressão que dá é a de que legendas históricas como MDB e de grande força atualmente, como o PSB, não têm peito para obrigar seus filiados a seguirem as suas decisões.

Vejamos o caso do PSB, por exemplo, que tem a maior bancada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB): Júnior Araújo e Ricardo Barbosa, por exemplo, vão votar em Efraim Filho (União Brasil) para o Senado, mesmo ele estando na chapa de Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato a governador em oposição à João. E não dão sinais de que irão mudar o apoio assim que o PSB definir o seu senador.

O Republicanos, que já segue uma linha mais independente declaradamente, o mesmo: oficialmente, o apoio é para o PSB de João Azevêdo, mas nomes como Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e o próprio presidente da legenda no estado, Hugo Motta, também vão de Efraim e não querem nem ouvir falar de quem vai ser o candidato ao Senado de João (se não for, é claro, um nome do Republicanos).

O mesmo acontece com a oposição. Pedro Cunha Lima, por exemplo, não consegue fazer com que seus aliados históricos Ruy Carneiro e Romero Rodrigues, hoje no PSC, votem em Efraim. Eles vão de Bruno Roberto, pré-candidato ao Senado do PL, partido de Jair Bolsonaro.

Já pelo lado do MDB, que tem o senador Veneziano Vital do Rêgo como pré-candidato a governador e tem como principal aliado o PT da Paraíba, capitaneado pelo pré-candidato a senador Ricardo Coutinho, Anderson Monteiro e Coronel Sobreira não votam no ex-governador nem a pau. No PT, o mesmo: lideranças históricas como Frei Anastácio também não vão de Veneziano e, sim, de João.

Uma verdadeira salada mista. Mas será que esse tempero novo vai dar um caldo grosso e consistente? Saberemos em breve.

 

Feliphe Rojas
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464