Categorias: Política

Opinião: Cícero, Bruno, João e o povo devem pular fogueira de São João de forma harmoniosa para amenizar efeitos da covid

PUBLICIDADE

É hora de um estudo coletivo; uma grande mobilização por parte dos gestores paraibanos, a fim de buscar mecanismos comuns que possam resguardar a vida humana, livre das querelas partidárias ou interpretações próprias, pois o viver é o maior patrimônio da humanidade.

Dar, também, certo fôlego econômico à sociedade, principalmente aos micro e pequenos empresários, pensando, aí, nos informais e em toda cadeia produtiva a ser julgada como essencial enquanto a pandemia persistir é fundamental.

Falo isso com a proximidade dos novos decretos a serem vigorados no período dos festejos juninos – falo de festejos – mas muito pouco se tem para festejar devido à pandemia que põe de joelhos não só a Paraíba, mas o Brasil e boa parte do mundo.

Agora retornando às demandas e precauções a serem tomadas pelos gestores paraibanos, em especial os prefeitos de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), Campina Grande, Bruno Cunha Lima (Solidariedade), e o governador João Azevêdo (Cidadania), faz-se necessário um mínimo de consenso de todos.

Sim! Consenso, a fim de evitar batalhas judiciais que, além de dispendiosas, coloquem mais insegurança na população, que já vive cercada pelo medo, desemprego e morte.

A participação do povo é fundamental

Mas é bom – melhor dizendo, é ótimo – a população cooperar com o Estado de forma geral, pois decreto algum vai minorar o avanço do vírus se medidas simples como o uso de máscaras e distanciamento social não sejam cumpridos. Ações básicas e racionais valem muito.

Não se pode pensar, no atual estágio pandêmico, que medidas de controle ao coronavírus sejam ignoradas pelo povo. O povo que morre todos os dias em decorrência, muitas vezes, da sua própria teimosia.

Mesmo os que já tomaram a vacina devem manter hábitos sanitários lógicos, pois a Covid-19 já demonstrou não ser uma “pequena gripe” e novas variantes do vírus surgem de forma alarmante.

E sim, não é preciso ser um renomado cientista ou ter uma mente prodigiosa para entender que a política partidária – como está sendo conduzida pelo governo federal – é danosa, quase criminosa, interferindo de forma direta nas ações de combate à pandemia.

Aqui o apelo é para que os de bom senso possam tomar decisões assertivas. Entendo que há um profundo fosso separando os que comungam com o negacionismo cuspido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e as alas mais progressistas, inclusive a própria direita, sobre como se comportar em período tão obscuro da história humana.

Mas uma reflexão íntima pode ajudar, e muito, a própria humanidade a sair dessa vala que cheira a cadáveres. Respirar, novamente, sonhos e esperanças futuras. Retornar ao que há de mais próximo do normal, caso contrário decretos serão inócuos aqui e alhures e a mortandade continuará por um bom tempo.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Morre vítima de desabamento em show na UP Garden, no Altiplano, após dez dias internada

Faleceu, na madrugada deste sábado (11), uma das vítimas atingidas no desabamento da estrutura da…

11 de maio de 2024

Por dia, Paraíba registra 15 acidentes de trabalho e afasta 5 trabalhadores; ao PB Agora, procurador alerta para prevenção

Quedas, choque em objetos, golpes provocados por ferramentas, fraturas e Lesões por Esforços Repetitivos (LER).…

11 de maio de 2024

Agevisa, MP-Procon e Receita Estadual apreendem 465 litros de álcool a 70% no Sertão da Paraíba

Um total de 465 litros de álcool na fórmula líquida a 70% foi apreendido em…

11 de maio de 2024

PMCG inicia cadastramento para quem quer adiantamento da parcela do 13º salário

A Prefeitura de Campina Grande anunciou, mais uma vez, a possibilidade de antecipação da primeira…

11 de maio de 2024

Duas adolescentes foram apreendidas e um homem preso suspeito de utilizar notas falsas em estabelecimento de JP

A polícia prendeu um homem suspeito de tentar passar notas falsas em um estabelecimento comercial,…

11 de maio de 2024

Líder da oposição na Assembleia, deputado Sargento Neto assume secretaria na PMCG e abre espaço para suplente Sargento Rui

O atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Sargento Neto (PL), será…

11 de maio de 2024