Categorias: Política

Opinião: Azevêdo investe em segurança hídrica, estrada e energia alternativa para tornar a PB autônoma e competitiva

Mais atento às questões fundamentais para o desenvolvimento do Estado, do que às questões políticas, o governador João Azevêdo sinaliza, com suas ações, que de fato está focado em tudo aquilo que possa garantir uma situação estável à Paraíba. Agora mesmo, Azevêdo anuncia um arrojado projeto com o qual pretende oferecer ao Estado uma segurança hídrica capaz de perdurar pelo menos até 2022.

Água é vida; água é desenvolvimento; água é capacidade de competir na disputa por indústrias. Embora água seja tudo isso e muito mais, poucos foram os governantes paraibanos que atentaram para o grave problema da escassez deste produto tão necessário quanto o ar. Pelo menos nos últimos 50 anos, quando se fala em segurança hídrica, nos vem à mente o Projeto Canaã, idealizado e concretizado pelo ex-governador Wilson Leite Braga; e, agora, este arrojado projeto de aproveitamento e redistribuição de água. Projeto este que foi pensado e em executado primeiro na gestão de Ricardo Coutinho, com a construção de açudes, barragens e adutoras, e gora continuado por João Azevedo.

A propósito, o governador paraibano tem dito que para se alcançar níveis de desenvolvimento econômico satisfatórios é necessário ir muito além de questões pontuais e ter uma visão global dos problemas. O que, segundo ele, necessariamente passa por três eixos: a construção e manutenção de estradas; investimentos em obras hídricas; e em ações à geração de energias alternativas.

E de acordo com o que João Azevêdo anunciou, em reportagem de página no jornal oficial, A União, a meta do seu governo no campo dos recursos hídricos é ousada: o projeto vai garantir a total segurança hídrica da Paraíba até 2022. “Na hora que você tem uma logística de transporte desenvolvido, segurança hídrica estabelecida, e associada a esses dois elementos pesquisa e tecnologia, por meio, por exemplo, da nossa Rede de Ensino Superior, nós temos condições de levar a Paraíba para outro patamar de desenvolvimento regional”, garante Azevêdo.

Para o governador do Estado da Paraíba, ainda há muito a ser feito quanto aos recursos hídricos, mesmo que, na gestão de Ricardo Coutinho, quando ele era secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, tenha montado um ousado programa de construção de adutoras. Por este programa entenda-se,1,5 mil km de adutora, dos quais mais de 800 km já estão em operação e mais 600 km, em execução.

Deficiência

Apesar de tudo, segundo o governador João Azevêdo, a Paraíba ainda tem deficiências na sua estrutura hídrica. É um Estado em que chove muito pouco e tem 75% dos seus municípios dentro do Semiárido.

Indústria

Ao mesmo tempo em que prepara a Paraíba para enfrentar com tranquilidade os problemas inerentes a todos os Estados da Região Nordeste, o governador João Azevêdo se mexe no sentido de atrair indústrias para a Paraíba, afim também de ampliar a capacidade de geração de empregos.

Agora mesmo, o governador garante que fechou acordo com mais um grupo industrial a se instalar no Estado, sobre o qual ainda faz segredo, porque falta formalizar os acordos e assinar documentos.
Tudo armado

Sobretudo nas emissoras de rádio, começam a se levantar vozes alugadas de “ouvintes” em uníssona orquestração contra a gestão de Luciano Cartaxo. A ordem é botar todo tipo de defeito. Afinal, a eleição municipal está marcada para o próximo ano.

 

Wellynton Farias

Últimas notícias

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026

Policial de folga e vizinhos salvam homem de incêndio no bairro dos Bancários

Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…

25 de janeiro de 2026