Categorias: Política

Opinião: após a pandemia, será preciso um plano de recuperação dos estragos causados pela Covid-19

PUBLICIDADE

Da mesma forma que se faz necessário um bem elaborado plano de flexibilização gradual das medidas contra o coronavírus, para ser implementado no tempo certo (e não agora no pico da pandemia), faz-se imperioso um plano arrojado para superar os reflexos negativos decorrentes de todo esse tempo em que tudo ficou praticamente parado.

A única certeza que se tem para depois da pandemia é que virá a ressaca de toda esta situação, no bojo da qual estarão os estragos decorrentes da pandemia, como o agravamento da crise do mercado de trabalho e o baque na economia dos estados, municípios e do país inteiro.

Passada a pandemia, portanto, ninguém espere um cenário que não seja de muitas dificuldades. Tudo indica que será um longo e tenebroso período de aperto para todos. Os cálculos iniciais projetados por especialistas são de que, nos mais variados segmentos, quarenta por cento de tudo não se recuperará, ou seja: quarenta por cento das lojas, quarenta por cento das empresas e tantos outros quarentas por cento.

Tudo isso implica em grandes prejuízos para o país inteiro e o problema tem que ser atacado com urgência e muita competência, até pelo fato de que, quando a pandemia aqui chegou, o Brasil já vinha há cerca de cinco a seis anos descendo a ladeira, em meio a um processo que começou com o Golpe aplicado contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Paraíba

A Paraíba não estará livre, de jeito nenhum, desta ressaca nociva, decorrente da pandemia do coronavírus. Mas, felizmente, e apesar de tudo, a nossa situação ainda é muito confortável se comparada com a maioria dos outros estados brasileiros. Registre-se que esta situação privilegiada decorre de oito anos de gestão do ex-governador Ricardo Coutinho e um ano e seis meses do seu sucessor, João Azevêdo, que tem conduzido com maestria todo esse processo decorrente da pandemia e mantido o Estado dentro dos padrões de austeridade herdado do seu antecessor.

Poesia

A coluna se acosta às lamentações e manifestações de pesar pela morte do jornalista, poeta e contista Marcos Tavares, cariosamente tratado pelos mais íntimos como Marcos Caveira. Dotado de notável presença de espírito, Marcos Tavares que era irmão do jornalista e humorista Anco Márcio foi uma peça de relevo no cenário da cultura paraibana, tendo integrado a famosa geração Sanhauá, da qual também fazia parte o poeta Sérgio de Castro Pinto.

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024