Categorias: Política

Opinião: aliança PP/Cidadania em JP põe pontos nos ‘is’ e elide insinuações sobre existência de relação política entre João e RC

Quem ainda tinha dúvidas sobre o racha entre o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) e o atual governador João Azevêdo (Cidadania) após o rompimento entre a dupla, firmado ainda ano passado, agora não terá, ou, pelo menos, não deverá ter mais.

Não bastasse a mudança partidária de João, que deixou PSB para se filiar ao Cidadania, logo após a separação, agora o governador deu um passo maior e apostou justamente na pré-candidatura do ex-senador Cícero Lucena (PP) – que é tido como arquirrival do ex-governador Ricardo Coutinho – na disputa pela sucessão na Capital.

João mostrou não apenas para que veio, mas também para o que está disposto a fazer para implantar sua marca como gestor e, quiçá, se credenciar para reeleição em 2022. Não por indicação, mas por resultados.

Com este anúncio, Cícero e João confirmaram que têm sim em Ricardo um adversário em comum. O próprio João Azevêdo deixou claro, durante a coletiva virtual realizada na manhã desta segunda-feira (24), que a união com Cícero acontece, sobretudo, porque os dois não são arrogantes, ‘qualidade’ esta que por muitas vezes foi, e é atribuída ao ex-governador Ricardo.

“Juntos por uma João Pessoa melhor e mais justa. Nós teremos, baseados na humildade, que acho que é uma coisa comum entre nós dois, a não arrogância política, a forma como nós fazemos política, sempre baseados no propósito de fazer o bem para população. É isso que vai nortear a nossa ação”, disse João durante a live.

REAÇÕES

Era de se esperar que do lado da oposição, surgiriam reações contrárias a aliança PP/Cidadania na Capital. Dos que se manifestaram, Ruy Carneiro (PSDB), por exemplo, alegou que Cícero se unia ao mesmo grupo que o denunciou. Já Nilvan Ferreira (MDB) apontou que a união entre a dupla teria o aval do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que, segundo ele nunca rachou com o governo. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) levantou a tese de o governador não ter capacidade de transferir votos, já Walber Virgonlino (Patriotas) asseverou que não se surpreendia com a aliança e que continuava na disputa representando a direita.

DO LADO GOVERNISTA

Raoni Mendes (DEM), em contato com o PB Agora, ressaltou que respeitava a decisão do governador e do Cidadania, mas lembrou que não deixará a disputa por entender que além de vontade tem projeto para o pós pandemia na Capital. Eduardo Carneiro, do PRTB, também evitou polemizar o apoio e ressaltou que ter o Cidadania como aliado nunca foi imposição para se manter aliado ao Governo.

PP EM CAMPINA GRANDE

A aliança PP/Cidadania também pode gerar desdobramentos na Rainha da Borborema. O partido, que é atual vice do prefeito Romero, é cotado para mudar de lado e caminhar ao lado do nome da oposição apoiado pelo Cidadania, mas, por enquanto, isso são apenas teses.

Já Romero Rodrigues, atual prefeito pelo PSD, e que espera manter o PP na base aliada, evitou comentar a aliança com o Progressistas e Cidadania na Capital e disse que não tem pretensão de estadualizar o tema – eleições municipais.

2022

“Ninguém faz aliança pensando em terminar daqui dois ou três meses”. Foi assim que o governador João deixou claro que espera manter a parceria com o Progressistas em 2022. O presidente estadual da sigla, Ronaldo Guerra, foi mais além e disse ter certeza que essa parceria também será replicada nos próximos pleitos.

PORTA ABERTA

A decisão do Cidadania também mexeu com os partidos adversários. Nos bastidores, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) não tem descartado a possibilidade de iniciar uma conversa com o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho, em uma aliança contra Cícero e João que, por sua vez, são adversários em comum dos também adversários Ricardo e Cartaxo.

A MENSAGEM FINAL

Em política não existe passado, apenas presente e futuro

 

Márcia Dias

PB Agora

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026