Categorias: Política

Opinião: Aguinaldo Ribeiro é o preferido de João Azevêdo para disputar o Senado

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo já tem o seu preferido para compor a sua chapa majoritária na condição de candidato ao Senado da República, em 2022.  Chama-se Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), e não é mais segredo para ninguém.

Qualquer pessoa com o mínimo de conexão com o mundo da política percebe que Aguinaldo é o queridinho de Azevêdo. Pode até não ser por empatia, mas pela conveniência política, pelo peso que Ribeiro teria no contexto da política paraibana.

A principal razão para Azevêdo preferir Aguinaldo na sua chapa majoritária é o fato de Ribeiro agregar à pré-candidatura palaciana o apoio de inúmeras lideranças regionais, de prefeitos de vários municípios, principalmente o de João Pessoa Cícero Lucena, também do Progressistas.

Cícero, o Caboclinho de Jatobá, tem papel fundamental neste processo pelo “recall” natural de quem já foi governador do Estado, senador, prefeito da Capital (agora pela terceira vez).

Naturalmente que não está nada definido e que águas ainda rolarão sob esta ponte. Mas, pelo menos a princípio, no que depender da opinião do governador Azevêdo, Aguinaldo será o candidato a senador que terá o apoio do grupo palaciano.

Efraim

Independente da preferência do governador João Azevêdo, porém, o deputado federal Efraim Filho está no páreo da disputa e, pelo visto, com uma impressionante disposição de concorrer à única vaga disponível para a Paraíba, para senador, nas eleições de 2022.

Efraim traz a marca da família Morais, uma grife poderosa no cenário da política da Paraíba, e que não está nem um pouco acostumada a fracassos eleitorais, ou seja: historicamente tem se dado muito bem, desde os tempos do velho Inácio Bento, patriarca do clã enraizado em Santa Luzia.

Enquanto se mantém no páreo, o deputado federal Efraim Filho tem buscado adquirir mais musculatura política. Está tentando, por exemplo, seduzir o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, para o partido sucedâneo do Democratas. Seria, naturalmente, após fusão do DEM com o PSL, que dará origem a outro partido.

Filiação de RC

Muito aguardada a filiação do ex-governador Ricardo Coutinho, ao Partido dos Trabalhadores. RC, nesta quinta-feira (30), estará de volta às suas origens políticas.

Será um grande evento online, com a participação do ex-presidente e pré-candidato à sucessão de Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras lideranças nacionais e locais.

Filiação II

O deputado estadual Jeová Campos (PSB) já confirmou presença no ato de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), que será realizado nesta quinta-feira (30), às 17h. O parlamentar vai prestigiar a filiação do ex-governador Ricardo Coutinho ao PT e assinar uma carta de intenção de retorno à legenda.

Jeová Campos tem mandato na Assembleia Legislativa pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e só pode filiar-se ao PT durante a chamada “janela partidária”, a partir de 1º de Março do próximo ano. Se ele se filiar antes, pode perder o mandato. No entanto, isso não impede que Jeová assine uma carta de intenção e apoie o ato.

Wellington Farias
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula diz que Brasil pode precisar importar arroz e feijão por conta de enchentes no RS

Ao comentar os efeitos dos temporais registrados no Rio Grande do Sul no agronegócio brasileiro,…

7 de maio de 2024

Procon investiga cobrança de taxa de estacionamento no Unipê e aponta irregularidades

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) passou por uma fiscalização do Procon após implementar…

7 de maio de 2024

Couto anuncia nova reunião do GTE do PT para tentar definir rumos da sigla em João Pessoa

Mais um capítulo na novela que tem se transformado a decisão do PT da Paraíba…

7 de maio de 2024

Para manter uniadde, Efraim Filho sugere que Romero indique vice na chapa de Bruno

O senador da República, Efraim Filho (União Brasil), destacou, durante uma entrevista ao programa Frente…

7 de maio de 2024

Apesar de filiada ao PSDB, Camila critica ação da executiva nacional sobre eleição na ALPB: “Devia ter nos consultado”

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) expressou sua surpresa e descontentamento nesta terça-feira (7) ao…

7 de maio de 2024

Em reunião com secretário Janildo Silva, Amidi reforça papel da mídia digital na Comunicação Institucional

Agenda faz parte de calendário de visitas institucionais a dirigentes de órgãos públicos Dando sequência…

7 de maio de 2024