Categorias: Política

OPINIÃO: Acerca da sintonia entre João Azevêdo e Cícero Lucena. Até quando?

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito de João Pessoa (Progressistas), Cícero Lucena, andam numa sintonia “que dá gosto”, como dizemos lá pras bandas do brejo. Tomé e Bebé, justos feito beiço de bode.

A sintonia entre João e Cícero é o que há de mais recomendável para uma relação institucional. É com este grau de civilidade que deve se pautar a relação entre um governador de Estado e um prefeito, especialmente prefeito da Capital do Estado. Ninguém perde quando a picuinha política sai da pauta o assunto é governar. Pelo contrário, todos ganham. O bem comum fica acima de interesses individuais, partidários etc.

Compromissos?

Mas num estado como a Paraíba, em que a política partidária está sempre no cardápio, mal se termina uma eleição e a discussão já embarca em outra.

O que mais se questiona a essa altura sobre as eleições de 2022 é: esta sintonia fina entre o governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena se sustentará até o próximo pleito?

Pode ser que sim, pode ser que não. Muita água vai rolar sob esta imensa ponte.

Cícero apoiar a candidatura de João Azevêdo à reeleição seria natural. Como também seria natural não apoiar. Até porque, pelo menos em tese, a sintonia institucional entre ambos necessariamente não denota compromissos políticos eleitorais para o futuro.

A menos que, entre si, haja um acordo tácito entre eles de manterem a sintonia administrativa também no campo político visando o pleito de 2022. Aí e outra história, e só eles podem responder.

Mas, vamos combinar: Cícero Lucena selaria um acordo político prévio com João Azevêdo sem a chancela do deputado Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro, donos do Progressistas? Ainda mais tendo sido eles quem acolheu Cícero no seu retorno do exílio político voluntário, oferecendo-lhe legenda e mais prestígio do que ele já tinha, para concorrer à Prefeitura de João Pessoa.

E Campina?

Se porventura há um acordo político prévio entre João e Cícero, é sinal de que pode haver confusão (ou traição) lá na frente. Porque os Ribeiros não sinalizam com muita simpatia apoiar a reeleição do governador da Paraíba.

Se eles estão se valorizando, barganhando, aí é outra história. Mas se a cúpula do Progressistas resolver apoiar um projeto de governo com origem no seu principal reduto eleitoral, Campina Grande, Cícero os abandonará ou seguirá a orientação partidária?

É isto que vamos ver…

Será?!

Será que João e Cícero selaram entre eles um acordo político para as eleições de 2022?

Se há qualquer coisa neste sentido “é aí onde a porca torce o rabo”, como diria a minha avô materna, Mamãe Mocinha.

Primeiro porque Cícero pertence a um partido.

Com o ministro

Durante reunião com a bancada feminina no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, saudou a senadora Nilda Gondim (MDB), em nome das demais participantes.

O ministro registrou que a sua mãe e a senadora Nilda foram contemporâneas de turma nos tempos de colégio.

Na reunião, as parlamentares lamentaram o atraso da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e pediram mais agilidade na aquisição de medicamentos e do chamado “kit-intubação”, que faltam em muitos hospitais para pacientes em estado grave.

O ministro destacou a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo, bem como da integração entre os diversos setores da sociedade, os diferentes níveis de governo e entes da Federação para combater a pandemia.

Nilda Gondim ressaltou que o país vive uma situação caótica com tantas mortes. Para ela, além de buscar ações urgentes visando acelerar a vacinação e a aquisição dos insumos que faltam nos hospitais, é preciso adotar medidas preventivas e planejamento de médio e longo prazos a fim de evitar que situação tão dramática se repita.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024