Categorias: Política

Opinião: a máscara da Operação Lava Jato continua caindo, e vem coisa braba por aí…

A farsa da Operação Lava Jato já vem sendo desmoralizada há bastante tempo. E não foi à toa, é claro, que Sérgio Moro – o ex-juiz que comandava toda a armação – despencou da condição de herói nacional para a de farsante, junto com o procurador Deltan Dallagnol.

Desde quando Sérgio Moro ordenou a prisão do ex-presidente Lula – que concorreria com Jair Bolsonaro com total condição de derrotá-lo -, e depois foi compensado à condição de Ministro da Justiça do governo que ajudou a eleger, ficou evidente o tamanho da farsa montada para tirar a esquerda do poder.

Desmonte
Mas o desmonte da farsa continua, e tudo indica que vem coisa muito grave por aí, a ser revelada para estarrecer o Brasil. Talvez até nem estarreça tanto, porque todos já sabem que houve uma armação com a Operação Lava Jato. Mas ainda tem muita coisa que não se sabe, ou cujas provas ainda estão por vir à tona.

Nesta segunda-feira (1º), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo das conversas entre Deltan Dallagnol e demais procuradores da operação Lava Jato e o ex-juiz Sérgio Moro.

De acordo com o que publicou a imprensa nacional, o material tem cinquenta páginas, das quais tem muita coisa inédita. Os diálogos foram obtidos pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois que o próprio ministro Lewandowski decidiu que eles poderiam ter amplo acesso ao material apreendido na Operação Spoofing.

Pejorativo
A coisa foi braba. Armação daquelas… E tinha pitadas de ódio e preconceito contra o ex-presidente Lula. Num dos diálogos agora divulgados, Deltan Dallagnol se refere ao ex-presidente Lula como “9” – numa alusão pejorativa ao fato de Lula ter perdido um dedo durante acidente de trabalho quando era sindicalista.

Pasmem: em alguns trechos, fica clara a comunicação ilegal com o ex-juiz Sérgio Moro na ação penal contra Lula. “O material que o Moro nos contou é ótimo. Se for verdade, é a pá de cal no 9 e o Márcio merece uma medalha”, diz Dallagnol.

Pedido negado
Sabendo do que seria revelado, e que fatos que comprovam a farsa virão à tona, na semana passada, procuradores da República, entre eles o ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, pediram que o ministro Ricardo Lewandowski, reconsidere a decisão.

Os membros do Ministério Público pedem que as mensagens não sejam entregues a Lula ou, caso já tenham sigo entregues, que ele seja obrigado a devolvê-las e seja impedido de utilizá-las. Se a decisão não for reconsiderada, o pedido é para que o caso seja pautado com urgência no plenário do STF.

A menos que…
Só no caso de o ministro Ricardo Lewandowski atender ao pedido dos procuradores, será evitado que coisas muito graves decorrentes da farsa da Lava Jato vejam a público.
Mas tudo indica, pelo que a imprensa nacional anda “farejando”, que fatos estarrecedores ainda virão à tona.

Últimas notícias

Inácio Falcão evita dar pitaco em apoio de Bruno a Efraim e destaca união do grupo de Lucas

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão evitou, durante entrevista nesta terça-feira |(10), comentar se…

11 de fevereiro de 2026

Preço do litro da gasolina pode ser encontrado por até R$ 5,75 em postos de JP; saiba onde

O preço da gasolina nas duas pontas nos postos da Capital para pagamento à vista…

11 de fevereiro de 2026

Daniella projeta definição da federação União/Progressistas após o Carnaval e dá senha: “Em Brasília nada para de acontecer”

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) comentou, essa semana, a expectativa em torno da definição da…

11 de fevereiro de 2026

“Não serei eu que vou fechar a porta”, garante Pedro Cunha Lima sobre aproximação de Jhony

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) afirmou, nesta quarta-feira (11), que não há qualquer…

11 de fevereiro de 2026

Veneziano receberá da CNT a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK

Senador será homenageado por sua contribuição ao setor de transporte e logística. O Senador Veneziano…

11 de fevereiro de 2026

James Van Der Beek, de ‘Dawson’s creek’, morre aos 48 anos

James Van Der Beek, ator conhecido por "Dawson's creek", morreu aos 48 anos nesta quarta-feira…

11 de fevereiro de 2026