Categorias: Política

Operação Calvário: a metade da casa caiu. Será que a outra banda se sustenta?…

PUBLICIDADE

Não tem mais jeito: a casa caiu!

Pode não ter caído a casa toda, por completo. Mas, pelo menos a metade já desmoronou; ficou em ruínas. A tempestade continua e, a essa altura, o que se pergunta é se a outra banda da casa se sustentará.

Por casa, entenda-se aqui como sendo o Projeto Girassol, forjado nas hostes do PSB paraibano e capitaneado pelo ex-governador Ricardo Vieira Coutinho, um dos melhores gestores da Paraíba, e hoje um homem procurado pela Justiça e passível de prisão.

Juízo Final

Sobretudo depois da sétima etapa da Operação Calvário, denominada de Juízo Final, que saiu prendendo as figuras mais relevantes do projeto, ficou bastante claro que o tal Projeto Girassol dividia-se em duas partes bem distintas:
De um lado, um projeto de gestão, muitíssimo bem sucedido, com resultados jamais vistos na Paraíba e que colocou o Estado na vanguarda do Nordeste e até referência para o Brasil. Do outro, um projeto de poder, supostamente imaginado como a única forma de possibilitar o de gestão, mas mantido às custas de um propinoduto que sugava o erário. Esta, pelo menos, é a única dedução que nos é permitido ter diante da farta documentação disponível nos arquivos da investigação comandada pelo Gaeco da Paraíba.

Segue o Trabalho

A banda da casa que se sustenta, ou ainda se sustenta, é a continuação do Projeto Girassol inerente à gestão, que vem sendo tocado pelo governador João Azevêdo, sucessor do seu padrinho político, Ricardo Coutinho. O preocupante a essa altura do campeonato é que a podridão do lado do projeto que desmoronou mantenha infiltrações corrosivas no lado que ainda está de pé. É bom lembrar que, menos de 24 horas depois da devastadora Operação Juízo Final, o secretário institucional de Estado, Edvaldo Rosas, trazido para o primeiro escalão do Governo para um cargo extremamente estratégico e importante, foi exonerado sumariamente.

Lembremos que Rosas, que fora homem da mais absoluta confiança de Ricardo Coutinho, e se deixou seduzir pelos afagos de João Azevêdo, era tido e havido como pivô do rompimento de João com Ricardo.

Eis que, no dia da Operação Juízo Final no organograma da suposta Orcrim que mantinha o Projeto Girassol de Poder, aparecia exatamente o tal Edvaldo Rosas como figura de destaque responsável por missões importantes na citada organização.

Farinha do…

Também é bom observar que, embora politicamente rompidos – há muito pouco tempo – João Azevedo e Ricardo Coutinho são remanescentes de uma mesma origem, ou seja: do mesmo projeto. Portanto, se por um lado, João Azevedo representa a banda sadia que sobrevive à tempestade (o projeto de gestão), é também resultado do projeto de poder…

Insônia

Nos meios políticos e nas conversas de interlocutores que ligam para este colunista, dar-se conta de que é prudente ao governador João Azevêdo fazer uma ressonância magnética com contraste no seu governo, para detectar possíveis corpos estranhos, quem sabe, malignos…

A propósito, é sabido que pelo menos um secretário e um ex-secretário faz dias que não dormem…

 

Wellington Farias

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024