A Paraíba o tempo todo  |

ONGs elogiam abertura de CNPJ de notas na Câmara

O ato de a Câmara dos Deputados ?voltar atrás? da decisão de omitir o CNPJ das notas fiscais das verbas indenizatórias, apresentando os dados à sociedade civil, animou as ONGs de combate à corrupção no Brasil, que trataram o caso como um ?bom sinal?. ?Depois de terem tentado esconder os dados, eles agiram rápido, sentiram a barra e consertaram o malfeito anterior?, avaliou Cláudio Abramo, diretor-executivo da Transparência Brasil.

 

 

As entidades comemoraram o resultado prático da medida tomada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Segundo elas, voltou a existir a possibilidade de organizações civis trabalharem os dados de forma a torná-los palatáveis para o público em geral. É mais material para a imprensa e o terceiro setor fortalecerem o processo de transparência?, ressaltou Humberto Dantas, do Movimento Voto Consciente.

 

 

Para Abramo e Dantas, é válida a capacidade de releitura da Câmara, que respondeu a reações desfavoráveis contra suas medidas. O que é algo raro, ressalvou Abramo. Quem não volta atrás uma vez na vida?, brincou Dantas. Eles começaram a perceber que a sociedade civil não nasceu ontem.

 

 

A divulgação do CNPJ nas notas fiscais animou também Lizete Verillo, diretora da rede de ONGs de combate à corrupção Amarribo, que coordena trabalhos em pelo menos 80 cidades em todo o Brasil. Mesmo trabalhando em âmbito municipal, Lizete acredita que o exemplo pode ser seguido pelas Casas legislativas do País. ?Queremos que seja replicado por todos os municípios fiscalizados pela rede. Vamos pressionar. Algum vereador bem intencionado que pode aproveitar a oportunidade?, destacou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

 

estadao.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe