Categorias: Política

Olho biônico

PUBLICIDADE

    O melhor do Executivo é a caneta na mão. E é natural que, ao assumir o governo estadual, o vencedor da eleição (ou o biônico, no caso de José Maranhão) queira nomear para os diversos cargos disponíveis pessoas de sua mais alta confiança – ou da confiança dos amigos que o elegeram.

    O problema é que alguns governantes pensam que não há limites para as canetadas – tanto para as nomeações como para as demissões. O ex-governador Cássio Cunha Lima deixou que alguns de seus mais ardorosos críticos figurassem na lista de pagamentos do Estado. Desastre total. Nem foi elogiado pelo sujeito que continuou ganhando seu bônus salarial, nem pelos aliados, que o criticaram justamente pela “criação de cobras”.

    O jeitão Maranhão de administrar é outro – passa a régua em tudo e só depois ele vê quem fica e com que salário. Não entro no mérito se esse estilo é certo ou errado. O errado, a meu ver, é tirar técnicos capacitados e substitui-los por outros menos gabaritados; ou nomear a torto e a direito, inclusive pessoas não recomendadas pela Justiça, para depois ter que desfazer o “engano”, o “acidente” o “golpe-que-queriam-dar-no-governo”. Ou, ao contrário, nomear figuras ligadas ao mundo jurídico que, direta ou indiretamente, contribuíram para o governo biônico, que pensávamos ser um expediente enterrado com a ditadura militar.

    O PBAgora traz uma relação extensa de nomeações feitas por Maranhão. Por alguns sobrenomes, dá pra se observar as gratidões excessivas do governador biônico, as suas excentricidades, o desapego pelo bom senso, os exageros, assim como também as naturais nomeações de quem assume um governo e quer premiar quem lhe ajudou a chegar lá. É preciso equilíbrio acima de tudo. E selecionar melhor seus apadrinhados, para acabar com esse nomeia-desnomeia que o caracteriza como folclórico.

    Se assinou a nomeação ou demissão, é preciso saber direitinho por que está fazendo isso, quem é o felizardo ou o excluído, puxar sua folha corrida, justificar o ato pra depois não ter que justificar as trapalhadas.

    Segundo este portal, foram 3.453 nomeações até a última quarta-feira. E não vai parar por aí. Por isso mesmo, não custa a população ficar de olho.

    Se bem que, em alguns casos, é preciso olho “biônico”.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024