Categorias: Política

O viaduto da Ruy Carneiro

PUBLICIDADE

Aproveitando o clima de lua-de-mel existente atualmente entre as áreas técnico-administrativas da prefeitura municipal de João Pessoa e do Governo do Estado, o secretário de Infra-Estrutura da PMJP, João Azevedo (na foto ao lado) revelou que pode estar sendo acertada – em breve – uma solução definitiva para a não-construção do polêmico viaduto da avenida Epitácio Pessoa.

Verbas vêm do PAC

A saída encontrada pelos engenheiros comandados pelo próprio prefeito Luciano Agra (PSB) junto com o secretário de Meio Ambiente e recursos Hídricos do Estado, Francisco Jacome Sarmento (responsável pela execução da obra, custeada com recursos do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), seria a mudança do local da referida obra.

Trocando de lugar

O viaduto passaria a ser utilizado como opção para desafogar o trânsito que desce do centro da cidade em direção à orla marítima da Capital, como na proposta original, mas sendo relocado para outro lugar: a bifurcação entre as avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, nas imediações do posto de combustíveis antigamente chamado de Free Way.

Rasgando o projeto antigo

O primeiro passo seria descartar a construção do viaduto que seria erguido pelo Estado em frente ao supermercado Pão de Açúcar (logo após o final do muro lateral do Esporte Clube Cabo Branco), na divisa entre os bairros de Tambaú e Miramar, conforme foi planejado, em principio.

Um túnel na Epitácio

O segundo ponto, seria perfurar um túnel no cruzamento da Epitácio com a Rua do Capim, que prosseguiria em direção à Ruy Carneiro, margeando o rio Jaguaribe, mas sem necessitar erguer um viaduto, ponte ou passagem de nível, como imaginado antes pelos arquitetos do Estado.

Duas pernas em ypsilon

Por fim, o viaduto da Ruy Carneiro seria construído na forma de “Y”, para dar vazão em suas duas pernas elevadas ao fluxo de veículos destinado às praias e a estrada de Cabedelo (BR-230, e seu trecho urbano), passando os carros que subiriam na avenida Epitácio Pessoa em direção ao centro, por baixo da obra, logo após sua conclusão, é claro.

Nos tempos do tucanato

Este projeto chegou a ser cogitado pelos ex-secretários de Infra-Estrutura do então prefeito Cícero Lucena (PSDB, entre 1997 e 2004), Saulo Lins (já falecido) e Potengy Lucena (ex-vereador da Capital). João Azevedo me disse que hoje em dia, não existe nenhum esboço ou sequer a planta-baixa dessa obra, nos arquivos na Seinfra municipal.

Jogando confetes em público

Pelo sim, pelo não, o titular da Seinfra-JP vem rasgando elogios publicamente ao diálogo retomado com alguns órgãos estaduais, como a Suplan e a Cagepa, sendo retribuído no mesmo tom pelo secretário Sarmento, que em todo lugar aonde chega bate palmas para o prefeito socialista Luciano Agra.

Destravando a malha viária

Ou seja: bastou o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) deixar a cadeira de mandatário-chefe no Paço Municipal e no Centro Administrativo de Água Fria, para os arquitetos e engenheiros da prefeitura e do Governo do Estado chegarem a um denominador comum, sem a política partidária para atrapalhar. Pelo menos desta vez…

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024