Categorias: Política

O PT e a trágica trajetória de desencontros

PUBLICIDADE

Não se enganem. O PT da Paraíba conseguiu chegar muito longe em termos de representação política no Estado. Aliás, é um fenômeno. Qual é o outro partido que apesar de tanta briga interna, pequenez política e egocentrismo consegue espaços que o PT paraibano conseguiu? Nenhum.

Não fosse um fenômeno o PT da Paraíba seria mais uma legenda de pequeno porte que ajuda a completar coligações em época de eleição. Mas não. O PT da Paraíba tem representação na Câmara, bancada na Assembléia e prefeitos e, agora, até um vice-governador.

Tudo isso obtido num ambiente de extrema falta de bom senso e individualismo exacerbado. Ora, é inegável que o PT é um partido que vive em debate interno. Ora, debate pressupõe acordo. . Mas o problema é que no PT da Paraíba eles nunca se resolvem.

Em nível nacional, o PT sempre discutiu tudo. Até a candidatura de Lula, até então um metalúrgico com desejo de ser presidente. Mas ninguém “rifou” Luiz Inácio, embora houvesse, pasmem, quem tivesse vontade disso.

É necessário que, pelo menos, uma coisa seja consenso dentro do PT da Paraíba. Até agora só a estrela e a cor vermelha. O resto é divergência.

Divergência que fez o PT cometer no início da década a maior de suas burrices: deixar o emergente Ricardo Coutinho ser eleito prefeito de João Pessoa por outra legenda.

E que agora quer fazer o partido perder, sem razão alguma, a vaga de vice-governador na chapa do PMDB para 2010 e, pior, a oportunidade de ser governo da Paraíba.

A pior perda nesta briga do partido que, impressionantemente, ignora a presença de Luciano Cartaxo como vice-governador do Estado, é se excluir por contra própria de ser governo. Ora, pergunte a qualquer legenda no Estado se o sonho dela hoje não seria ser governo.

Neste caso, o PT não criou uma ambiente de convivência entre seus prefeitos e o governo Maranhão e muito menos de colheita dos eventuais louros que a atual administração estadual proceder.

Fossem inteligentes estariam preparando o partido para disputar, em pé de igualdade, a prefeitura de João Pessoa em 2010. O PT da Paraíba, inclusive, parece que tem ojeriza a criar estrelas.

Não está nem adotando a estratégia de sugar o que o governo Maranhão tem de melhor para depois, lá na frente, escolher, como madame em boutique de luxo, o que vai levar.

Tudo porque um grupo de resistência quer a ferro e fogo coroar o Padre Luiz Couto com uma vaga de candidato a Senador na chapa do prefeito Ricardo Coutinho.

O mesmo Ricardo Coutinho que o PT expulsou porque queria Avenzoar Arruda como prefeito.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança…

18 de maio de 2024