Categorias: Política

O PT e a trágica trajetória de desencontros

PUBLICIDADE

Não se enganem. O PT da Paraíba conseguiu chegar muito longe em termos de representação política no Estado. Aliás, é um fenômeno. Qual é o outro partido que apesar de tanta briga interna, pequenez política e egocentrismo consegue espaços que o PT paraibano conseguiu? Nenhum.

Não fosse um fenômeno o PT da Paraíba seria mais uma legenda de pequeno porte que ajuda a completar coligações em época de eleição. Mas não. O PT da Paraíba tem representação na Câmara, bancada na Assembléia e prefeitos e, agora, até um vice-governador.

Tudo isso obtido num ambiente de extrema falta de bom senso e individualismo exacerbado. Ora, é inegável que o PT é um partido que vive em debate interno. Ora, debate pressupõe acordo. . Mas o problema é que no PT da Paraíba eles nunca se resolvem.

Em nível nacional, o PT sempre discutiu tudo. Até a candidatura de Lula, até então um metalúrgico com desejo de ser presidente. Mas ninguém “rifou” Luiz Inácio, embora houvesse, pasmem, quem tivesse vontade disso.

É necessário que, pelo menos, uma coisa seja consenso dentro do PT da Paraíba. Até agora só a estrela e a cor vermelha. O resto é divergência.

Divergência que fez o PT cometer no início da década a maior de suas burrices: deixar o emergente Ricardo Coutinho ser eleito prefeito de João Pessoa por outra legenda.

E que agora quer fazer o partido perder, sem razão alguma, a vaga de vice-governador na chapa do PMDB para 2010 e, pior, a oportunidade de ser governo da Paraíba.

A pior perda nesta briga do partido que, impressionantemente, ignora a presença de Luciano Cartaxo como vice-governador do Estado, é se excluir por contra própria de ser governo. Ora, pergunte a qualquer legenda no Estado se o sonho dela hoje não seria ser governo.

Neste caso, o PT não criou uma ambiente de convivência entre seus prefeitos e o governo Maranhão e muito menos de colheita dos eventuais louros que a atual administração estadual proceder.

Fossem inteligentes estariam preparando o partido para disputar, em pé de igualdade, a prefeitura de João Pessoa em 2010. O PT da Paraíba, inclusive, parece que tem ojeriza a criar estrelas.

Não está nem adotando a estratégia de sugar o que o governo Maranhão tem de melhor para depois, lá na frente, escolher, como madame em boutique de luxo, o que vai levar.

Tudo porque um grupo de resistência quer a ferro e fogo coroar o Padre Luiz Couto com uma vaga de candidato a Senador na chapa do prefeito Ricardo Coutinho.

O mesmo Ricardo Coutinho que o PT expulsou porque queria Avenzoar Arruda como prefeito.
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…

27 de dezembro de 2025

Polícia Federal prende Filipe Martins, mais um dos condenados pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…

27 de dezembro de 2025

Queiroga e Efraim confirmam nome de Walber Virgolino para disputar Prefeitura de Cabedelo

O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…

27 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

27 de dezembro de 2025

Campinense anuncia contratação do zagueiro Matheus Camargo para temporada 2026

A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…

27 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

27 de dezembro de 2025