Categorias: Política

O problema é o “mas”

As costuras políticas na Paraíba têm avançado como pesquisas de tecnologia de ponta. Do jeito que está, é provável que os rompimentos e as novas alianças sejam travadas antes do prazo que o tempo impõe. Entre as antecipações, o corte nas relações políticas entre o senador Cícero e o ex-governador Cássio e o prefeito Ricardo Coutinho com o governador Maranhão. Os sinais se avolumam a cada dia e, por mais que os bombeiros tentem apagar os focos, o incêndio só tende a se alastrar.

No caso de Cícero, é sintomático o fato dele ver abalado a resistência de dois grandes pilares dentro do grupo. O primeiro com Ronaldo Cunha Lima, que reafirmou a histórica relação com Cícero, mas admite a aliança com Ricardo Coutinho, e ainda o suplente de senador Dunga, que mesmo diante da certeza de beneficiamento pessoal com suposta vitória de Cícero, espera que o senador tucano se viabilize até setembro.

Ora, Ronaldo e Cícero têm juntos uma das mais sinceras, leais e bonitas histórias de relação política da Paraíba. É algo que chega a ser destoante com a prática política, tão eivada de falsidades, traições e oportunismos. Os dois foram eleitos juntos, perseguidos juntos, derrotados e reeleitos de mãos dadas. E tudo isso não é suficiente para que o poeta veja o quadro político atual mais com a cabeça e menos com o coração.

Ora, repare bem que, nos dois casos, de Ronaldo e de Dunga o problema está no “mas”. Eles começam a frase com Cícero e terminam com Ricardo. Ou seja, todos da base de Cássio, inclusive ele próprio, reafirmam apoio à candidatura de Cícero, só que terminam a frase de apoio com um “mas”, que não restringe a aliança com Ricardo Coutinho, dando um caráter liberal ao que deveria ser, ao menos, evitado.

Então, o que deveria ser exceção vira regra e acaba contribuindo cada vez mais para o isolamento do senador. E por que Cássio e, por tabela, sua base não são mais excludentes em relação a Ricardo Coutinho quando defendem a candidatura de Cícero? As respostas são muitas e variadas.

Vai desde o receio de enfrentar uma campanha sem um governo ou grande prefeitura como base, o que se confrontam com a legislação eleitoral, até e, especialmente, pelo receio de ver Ricardo Coutinho aliado a Maranhão. No começo, essa segunda hipótese já poderia ser avaliada. Agora, com a evidente desconexão entre Ricardo e Maranhão, tudo o que for registrado neste sentido não passa de uma “falácia”.

Ora, o prefeito de João Pessoa, como foi visto no evento da Fiep em Campina Grande, não consegue mais nem dividir a mesa com o governador Maranhão. Ele já afastou a tese de qualquer possibilidade de manutenção de aliança e, certamente, se pudesse escolher entre ser o candidato de Cássio ou de Maranhão, escolheria a primeira hipótese. Assim, nessa sequência de “mas” e “poréns”, a base vai minando a candidatura de Cícero dentro do próprio grupo e reforçando a tese de que Ricardo é o nome do grupo.

 

Soltas no ar

 

Dando adeus – Tem liderança política tucana que entregou esta semana carta de desfiliação do PSDB ao senador Cícero Lucena.

Confidências – Efraim Morais, do DEM, tem medo de ser cobrado em qual candidato ao governo vai votar se renunciar à pré-candidatura a governador.
 

Antecipando – O prefeito de Sapé, João da Utilar (DEM), declarou que o grupo de Cícero Lucena (PSDB) deveria anunciar adesão logo ao governador José Maranhão (PMDB). Diz para íntimos que não vota em Ricardo Coutinho (PSB) nem “pra ir para o céu”..

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026