A Paraíba o tempo todo  |

O livro de Maílson

A mais nova obra do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega (na foto ao lado) está pronta, no forno, quentinha, saindo agora do prelo, pela Editora Record do Rio de Janeiro, que tem a paraibana Fátima Barbosa (minha conterrânea, nascida em Sapé) como diretora de Divulgação de Novos Produtos Literários.

Aula Magna e premiação

Dentro desse contexto, Maílson vem à Paraíba e ministrará uma Aula Magna na solenidade de entrega do 6º Prêmio “Professor Celso Furtado”, promovido pelo Conselho Regional de Economia, que é presidido por Celso Mangueira (ex-diretor-regional da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Trabalhos acadêmicos

Neste ano, o Corecon-PB realiza a sexta edição do prêmio com a concorrência de oito trabalhos monográficos de autoria de alunos dos cursos de Economia que funcionam no Estado, sendo: três da Faculdade Integrada de Patos (FIP), três da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e duas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lançamento no shopping

Para a cerimônia de premiação, no próximo dia 19 (uma 6ª feira), o Corecon aproveitará a presença do ex-ministro em João Pessoa, para o lançamento do seu livro “Maílson da Nóbrega – Autobiografia – Além do Feijão com Arroz”, no dia anterior (18 de novembro) na Livraria Saraiva do Manaíra Shopping, que é responsável pela publicação, junto com o selo Civilização Brasileira.

FHC elogia trajetória

Agora no mês de outubro passado, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou publicamente, sobre ele:

– Maílson deu um dos melhores exemplos de dedicação à vida pública de que o nosso País se pode orgulhar. Com uma trajetória pessoal admirável, de menino pobre nascido no interior da Paraíba a funcionário do Banco do Brasil, daí para Londres em missão funcional, retorna como secretário-executivo do ministério da Fazenda, até ocupar esta mesma pasta como seu titular.

Bom exemplo de brasileiro

– Ao deixar as funções públicas, continuou a servir ao País lutando pelo que acredita ser o certo e o melhor, como consultor econômico e como articulista. Assim, de funcionário público transformou-se em homem de Estado e, em seguida, num dos intelectuais mais respeitados do Brasil. Basta ler este livro autobiográfico para comprovar que os elogios que faço são mesurados diante de seus feitos.

Menino pobre que virou ministro

Neste livro de memórias que será lançado agora no fim do ano pela Record, Maílson da Nóbrega revela uma trajetória digna de um “Filho do Brasil”, epíteto hoje grudado em Lula (PT). Ele foi ministro no governo do ex-presidente José Sarney (PMDB), no período entre 1988/1990, depois de desempenhar longa carreira no Banco do Brasil e também como Consultor Técnico e chefe da Divisão de Análise de Projetos da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio, alem de ter sido diretor-executivo do European Brazilian Bank-Eurobraz, que tem sede em Londres, na Inglaterra.

Família de muitos irmãos

Maílson vem de uma família nordestina pobre, natural do município de Cruz do Espírito Santo. Seu pai, vendedor de caldo-de-cana na Paraíba, teve dez filhos, todos batizados na igreja católica e registrados no cartório com nomes começando pela letra “M” (incluindo o designer e publicitário Milton Nóbrega, sócio de Alberto Arcela e Martinho Moreira Franco na agência Oficina de Propaganda e diretor-técnico do jornal A União, considerado o Hans Donner da Paraíba, criador de marcas famosas como a da TV Cabo Branco).

Carreira serve de estímulo

Esta é a trajetória simplificada e resumida do então menino Maílson, que foi embora morar na cidade de Cajazeiras sem possuir sequer o 2º grau completo, mas que se tornou escriturário do Banco do Brasil e estudou muito, até que um dia virou ministro da Fazenda. Seu filho – Márcio – hoje é um bem-sucedido funcionário da Microsoft em Seattle, nos Estados Unidos.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe