O cristão foi empurrado para a direita política?

PUBLICIDADE

O cristão médio ocidental percebeu que, praticamente, não existe ponto de contato com o pensamento progressista contemporâneo. O identitarismo se ergueu em frontal oposição aos valores cristãos.

Até a década de 1960, muitos cristãos apoiavam pautas como a luta contra o racismo (Luther King) e a ação positiva do Estado contra a pobreza. Eram pautas de caráter universal. Naquele momento, tais questões mais à esquerda capturaram vários cristãos.

Tudo mudou, na década de 1960, quando o pensamento político à esquerda assumiu pautas identitárias voltadas a determinados grupos. Em uma síntese que relacionava Nietzsche [Foucault], Freud e Marx [Marcuse], a esquerda se tornou fortemente orientada a pautas de identidade.

Surgiu o marxismo ocidental (Merquior) ou a nova esquerda (Scruton). Essa mudança empurrou os cristãos para a direita política. A fé cristã se tornou o principal inimigo da nova esquerda. Até hoje, pessoas à esquerda continuam dobrando a aposta na polarização e empurrando os cristãos para a direita política.

Do feto à familia tradicional, praticamente todo valor cristão passou a ser visto como discurso de poder para controle das identidades e sexualidade [Butler]. No fim de tudo, o ideal progressista se tornou romper com um dito “discurso colonial”(decolonizar) supostamente legitimado pela fé cristã.

O resultado é que, praticamente, não existe ponto de contato entre a fé cristã com o discurso progressista. A linguagem foi rompida e as pontes também. Em meio à polarização, o cristão foi empurrado para a direita política.

Por conta desse cenário, muitos cristãos à direita suspenderam a crítica aos problemas da própria direita, adotando uma linguagem de “guerra cultural” à revelia de valores bíblicos, como amar o próximo, até mesmo os inimigos.

Nesse contexto, a questão é: se os valores cristãos continuarem a ser empurrados para fora da esfera pública pela esquerda ou se deixarem de ser praticados por cristãos à direita, quem cuidará dos vínculos morais e fraternais da sociedade? Como será superada uma polarização tão agressiva?

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Centro Cultural em João Pessoa abre mais de mil vagas para cursos e oficinas gratuitas

Oportunidade para se aprender a tocar um instrumento. O Centro Cultural em João Pessoa, localizado no…

20 de janeiro de 2026

Começam matrículas para alunos novatos em escolas municipais de Campina Grande

Com mais de 11 mil vagas disponíveis, a rede municipal de ensino de Campina Grande,…

20 de janeiro de 2026

Toffoli descarta deixar relatoria de investigação sobre Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem dito a pessoas próximas que…

20 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta JP como a 4ª capital do NE e a 9ª do Brasil com melhor funcionamento da máquina pública

O levantamento nacional realizado pelo Ranking de Competitividade dos Municípios (acesse: rankingmunicipios.org.br), divulgado ontem pelo…

20 de janeiro de 2026

Haddad propõe que Banco Central fiscalize fundos de investimentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista que apresentou uma proposta ao governo para…

20 de janeiro de 2026

TSE abre prazo para envio de sugestões para regras das eleições; veja propostas sobre impulsionamento

Começou, ontem (19), o prazo para o envio de sugestões da sociedade destinadas ao aperfeiçoamento…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464