Número de candidatos aumentou na Paraíba; homens são maioria, mas mulheres ocupam espaço significativo nas chapas

PUBLICIDADE

O número de candidatos nas eleições estaduais da Paraíba cresceu 120% nos últimos 20 anos. A quantidade de candidaturas saiu de 331 em 2002 para 730 em 2022, um aumento, em números absolutos, de 339 candidatos disputando as eleições estaduais, conforme os dados Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo 706 candidatos tiveram os registros de candidaturas confirmados pelo TSE. A concorrência é alta. Deste total, apenas 50 serão eleitos, diplomados e empossados pela Justiça Eleitoral.

A Paraíba tem oito candidatos ao Governo do Estado, oito ao Senado e 690 candidatos a deputado federal e estadual, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral após o término do registro de candidaturas. São 235 postulantes à vaga de deputado federal e 455 para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A maioria dos candidatos da Paraíba, incluindo os candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual, é homem, pardo, casado e possui ensino superior completo.

De acordo com o TSE, 67% dos candidatos paraibanos são homens e 36% são mulheres. A maioria (55%) se declarou casada. O segundo maior quantitativo são solteiros.
Em relação à faixa etária, a maior parte dos candidatos tem entre 49 e 40 anos. Sobre cor/raça, 334 candidatos se declararam pardos (45,75%), 300 se declararam brancos (41,1%), 92 se declararam pretos (12,6%), 3 indígenas (0,41%) e um amarelo (0,14%).


Embora os homens ainda formem a maioria, o protagonismo feminino nas eleições deste ano é inquestionável. Em poucas eleições as mulheres marcaram tanta presença nas chapas majoritárias e proporcionais, quanto a deste ano. Quatro anos após a definição de uma cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas femininas, as eleições de 2022 terão a presença de mulheres em 52% das chapas que vão disputar governos estaduais, mas a maioria delas estará na posição de vice.

Na Paraíba, três mulheres ocupam cargos na chapa majoritária, conforme registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São elas, Adjany Simplicio (PSOL) que é candidata ao governo; a deputada Polyanna Dutra (PSB), que é candidata ao Senado na chapa encabeçada por João Azevedo (PSB), e a ex-primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo (PT), escolhida como candidata a vice na chapa encabeçada por Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

E as mulheres que optaram por enveredar pela política, não sonham apenas com o Governo do Estado. A disputa pelas 12 cadeiras na Câmara Federal e as 36 na Assembleia Legislativa, também promete ser intensa no universo feminino. Mais de 200 candidatas disputam vagas na Câmara Federal e na Casa de Epitácio Pessoa. Algumas delas são novatas na política, e outras experientes que buscam a reeleição.


Da guerra para as urnas. Um dos destaques feminino no pleito deste ano é a paraibana Silvana Pilipenko, sobrevivente dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, que conseguiu fugir da guerra e se refugiar em sua terra natal, João Pessoa.

Ela desistiu da candidatura ao Senado pelo Partido da Mulher Brasileira – ‘Brasil 35’ e registrou candidatura para deputada federal.  Silvana Pilipenko disse que tomou a iniciativa como forma de retribuir a vida nova que ganhou após sobreviver ao terror da guerra e poder ajudar as pessoas.

Oficialmente a campanha eleitoral começou ontem e os 706 postulantes, já estão nas ruas em busca do voto, utilizando as mais diversas estratégias para convencer o eleitor.

Os dois primeiros dias da campanha estão sendo marcados por debates, entrevistas, reuniões, inauguração de comitês, caminhadas, panfletagem e adesivagem dos 8 candidatos que disputam o Governo do Estado. A agenda dos postulantes ao Palácio da Redenção promete ser intensificada ao longo da campanha.

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nada de pendurar chuteiras: enquete aponta que João Azevêdo deve disputar Senado em 2026 e continuar trabalho pela PB

Manter-se no cargo de governador até o final do mandato ou abdicar da função em…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 75,5% da população de Ingá aprova a gestão do presidente Lula

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 75,5% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Oposição aciona MP para tentar reverter convite a secretário de educação; Galdino minimiza: “Cabe a nós aguardar”

A oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo decisivo ao entrar com uma…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox revela que 65,7% da população de Ingá aprova a gestão do governador João Azevêdo

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 65,7% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Presidente do PT da Paraíba promete acionar a justiça após críticas de Luiz Couto

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, Jackson Macêdo, anunciou que tomará medidas…

13 de maio de 2024

Divulgado resultado de seleção de trabalhadores temporários para o Maior São João do Mundo

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente…

13 de maio de 2024