A Paraíba o tempo todo  |

“Nem por paixão nem por ódio, tem que votar pela razão”: RC critica política baseada em fake news e emoções

O ex-governador da Paraíba e deputado federal eleito Ricardo Coutinho (PT) defendeu, na tarde desta terça-feira (13), que os eleitores façam uma escolha política baseada na razão, e não em sentimentos como paixão ou ódio. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, o petista afirmou que a esquerda e a direita são importantes para a democracia, mas alertou para os riscos que, na avaliação dele, representam os movimentos de extrema-direita.

Para Ricardo, a principal preocupação está no esvaziamento do debate político, quando propostas e programas de governo perdem espaço para discursos baseados em emoções e na disseminação de notícias falsas.

“É a questão da extrema-direita, que perde totalmente o conteúdo programático, que age muito mais na base das emoções ou na base das fake news”, afirmou.

Durante a entrevista, o ex-governador fez um apelo para que os eleitores analisem as propostas dos candidatos e considerem os impactos das decisões políticas na vida cotidiana, especialmente para as famílias que dependem dos serviços públicos e da Previdência Social.

“Eu tenho dito às pessoas que a minha visão é que ninguém deve votar nem por paixão, seja paixão por Lula, seja paixão por Bolsonaro. Nem por ódio. Tem que votar pela razão!”, declarou.

Previdência e SUS no centro do debate

Ao defender o voto consciente, Ricardo Coutinho citou a situação dos aposentados como um dos pontos que devem ser considerados pelos eleitores. Ele questionou possíveis mudanças nas regras previdenciárias e alertou para as consequências de propostas que, segundo ele, podem afetar os benefícios de quem depende da aposentadoria.

“Procura a tua razão, analisa as coisas como é que estão, olha para o teu avô aposentado, para tua avó, para os teus pais aposentados e analisa como é que vai ficar a vida deles em relação às propostas que aí estão”, disse.

O petista também levantou questionamentos sobre propostas de desvinculação do salário mínimo das aposentadorias e sobre uma eventual nova reforma da Previdência, temas que, na avaliação dele, precisam ser examinados com atenção pela população.

Na área da saúde, Ricardo destacou o Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu que os eleitores avaliem as políticas públicas a partir dos resultados apresentados pelos governos.

“Vota na razão em relação à saúde: como é que fica o SUS? Como é que estava o SUS quatro anos antes do governo do presidente Lula?”, questionou.

Em seguida, ele citou números relacionados à presença de médicos na rede pública para sustentar seu argumento. Segundo Ricardo, o SUS contava com 13 mil médicos em 2022 e, atualmente, teria 27 mil. Os números foram apresentados por ele durante a entrevista.

“Você precisa tomar uma posição”

Ao concluir o raciocínio, Ricardo Coutinho afirmou que a decisão eleitoral deve levar em conta não apenas as preferências individuais, mas também o futuro das famílias e do país.

“Então, a razão que eu estou convidando as pessoas a exercerem é exatamente essa: a partir daquilo que você quer para si, para os seus e para o seu país, você precisa tomar uma posição”, afirmou.

O ex-governador classificou a disputa eleitoral como um momento de grande importância para o Brasil e reforçou a necessidade de que os eleitores avaliem as propostas em discussão antes de decidir o voto.

A declaração ocorre em meio à polarização política nacional e à disputa entre os campos liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cenário no qual o debate sobre políticas públicas, desinformação e os rumos da democracia permanece no centro das discussões.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Total
      0
      Compartilhe