Categorias: Política

"Não sou contra a Lava Jato”, diz Luiz Couto sobre instalar CPI

PUBLICIDADE

(Brasília-DF, 19/06/2018) O deputado federal Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, afirmou nesta terça-feira, em conversa com a reportagem da Política Real, que o Partido dos Trabalhadores (PT), ao propor a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Operação Lava Java, não quer pôr fim aos trabalhos de investigações do Ministério Público Federal.

Todos os 61 parlamentares que integram a bancada do PT na Câmara assinaram o RCP (Requerimento de Instalação de CPI) nº 43/2018, protocolado na secretaria Geral da Mesa (SGM) no dia 30 de maio deste ano.

Base e "centrão"

As bancadas de outros partidos da oposição – PCdoB, PDT, PSOL e PSB, e até de partidos do chamado "Centrão" como PSD, PP, PRB,  e PROS, também assinaram requerimento de instituição da Comissão.

Deputados de partidos que são aliados do governo Michel Temer também assinaram o RCP 43, como o Democratas, o PSDB e até o partido do presidente, o MDB.

"Não sou contra"

"Eu não sou contra a Lava Jato. Apoio a Lava Jato", afirmou o deputado  Luiz Couto, ao ser wuerstionado pela nossa reportagem se era contra a operação, qual o PT tem queixados que é alvo  nios últimos anos, e que atingiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o dia 7 de abril, na sede da Polícia Federal em Curitiba-PR.

"O que eu quero saber é quem está vendendo delação premiada na Operação Lava Jato", completou o parlamentar paraibano.

Autor e co-autores

O autor da proposta é o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Os co-autores do requerimento para instalação da CPI da Lava Jato são os deputados Afonso Florence (PT-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Beto Mansur (PRB-SP), Carlos Zarattini (PT-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ), Chico D'Angelo (PDT-RJ), Hildo Rocha (MDB-MA) e José Guimarães (PT-CE).

"Requeremos nos termos do art. 35 e seguintes do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar as denúncias de irregularidades feitas contra Antônio Figueiredo Bastos, inclusive envolvendo escritórios de advocacia, ocorridas no âmbito da Operação Lava", diz o texto de apresentação do requerimento, que está da SGM.

O requerimento está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a sua instalação.

FONTE: Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.

 

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Maioria dos deputados paraibanos votam para manter veto a PL que puniria fake news na eleição

O Congresso Nacional decidiu nesta terça-feira (28) manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)…

28 de maio de 2024

Corpus Christi não é feriado nacional; saiba quais capitais param

Celebrado tradicionalmente no país, a data de Corpus Christi não é um feriado nacional. O…

28 de maio de 2024

João Azevêdo comemora 1º lugar da Paraíba como estado com o maior crescimento do PIB no país em 2024

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou seu perfil uma rede social para comemorar o…

28 de maio de 2024

Posse de Raissa Lacerda na CMJP deve ser contestada pelo Avante; ciente da situação, Renato Martins já se refiliou à sigla

A posse de Raissa Lacerda na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) pode enfrentar desafios…

28 de maio de 2024

Operação Carcará apreende arsenal na Paraíba

Uma investigação que durou mais de um ano resultou na desarticulação de um grupo criminoso…

28 de maio de 2024

PMJP decreta ponto facultativo na próxima quinta (30) e sexta (31)

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos…

28 de maio de 2024