A Paraíba o tempo todo  |

Ministros de Meio Ambiente fazem visita à Antártida

Um grupo muito bem agasalhado de ministros de Meio Ambiente chegou a este canto remoto do continente gelado na segunda-feira, 23, para acompanhar os dias finais de uma temporada de intensos estudos sobre o clima e aprender mais sobre como o derretimento da Antártida pode pôr o restante do planeta em risco.
 

Representantes de mais de uma dezena de países, incluindo EUA, China, Rússia e Reino Unido, devem se encontrar em uma estação científica norueguesa com cientistas americanos e noruegueses que percorrem o último trecho de uma jornada de 2.300 quilômetros e dois meses sobre o gelo, vindos do Polo Sul.

 

 

os visitantes “terão experiência em primeira mão da magnitude colossal do continente antártico e de seu papel na mudança climática global”, disse o organizador da missão, o Ministério do Meio Ambiente norueguês.

 

 

Eles também serão instruídos quanto às grandes incertezas que atingem as pesquisas no continente, e suas ligações com o aquecimento global: qual é o aquecimento da Antártida? Quanto gelo está derretendo? Em quanto isso elevará o nível do mar?

 

As respostas são tão difíceis que o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática (IPCC) excluiu a ameaça do derretimento da calota polar dos cálculos de seu relatório de 2007 sobre a ameaça do aquecimento global.

 

 

O IPCC previu que o nível do mar poderá subir até 0,59 metro neste século, a partir da expansão térmica das águas e do derretimento do gelo sobre a terra, se o mundo não se esforçar para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

 

 

Mas o comitê não levou a Antártida e a Groenlândia em consideração, já que as interações entre ar, oceano e seus enormes depósitos de gelo – 90% de todo o gelo do mundo está na Antártida – ainda não são bem compreendidas.

 

 

Mas a capa de gelo da Antártida Ocidental, cujas geleiras estão derramando água rapidamente no mar, “pode ser o ponto de virada mais importante deste século”, diz o cientista James Hansen, da Nasa. “Há potencial para uma elevação de vários metros no nível do mar”.

 

estadao.com.br

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe