Categorias: Política

Ministro da AGU diz que ação da oposição contra Lula e Dilma não tem cabimento

A AGU (Advocacia Geral da União) fará a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), acusados pela oposição de utilizarem o encontro nacional de prefeitos em Brasília como propaganda eleitoral. A ação da oposição foi encaminhada à Justiça Eleitoral. O ministro José Antônio Toffoli (AGU) negou nesta quinta-feira o uso eleitoreiro do evento e disse que a ação ajuizada pelo DEM e PSDB tem “total descabimento”.

 

“[Há um] total descabimento da ação. Não existe antecipação de campanha. Se a gente fizer uma metáfora com a Fórmula 1, as equipes nem escolheram os pilotos, estamos muito longe dos treinos livres ou oficiais e do campeonato. Nenhuma equipe escolheu seus pilotos, não há candidaturas e, portanto, não há campanha antecipada”, afirmou Toffoli.

 

Toffoli disse que pretende concluir até amanhã à tarde a defesa de Lula e Dilma e encaminhá-la em seguida ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao ser questionado que o próprio presidente afirmou Dilma seria sua candidata, o ministro desconversou.

 

Segundo o ministro, Dilma cumpre uma agenda de governo ao defender o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e não de candidata à sucessão presidencial. Na ação, os partidos de oposição criticam as presenças de Lula e de Dilma no encontro realizado no começo do mês em Brasília.

 

Lula e Dilma receberam hoje à tarde a notificação do ministro Arnaldo Versiani, do TSE, para que apresentem, se quiserem, defesa na representação do DEM e PSDB por propaganda eleitoral antecipada.

 

O DEM questiona o fato de Lula e Dilma terem anunciado, no evento, um “pacote de bondades” aos prefeitos tendo a ministra como sua principal divulgadora.

 

Como o evento foi patrocinado pelo governo federal, o DEM e PSDB afirmam que o ato assumiu viés “tipicamente eleitoreiro” –especialmente pelas sucessivas citações de Lula sobre Dilma.

 

A oposição cita, na ação, a fotomontagem montada do lado de fora do evento pela qual os prefeitos podiam inserir suas imagens ao lado de Lula e Dilma, numa espécie de “santinho eleitoral”. Toffoli disse que essa ação ocorreu do lado externo do edifício onde foi realizado o evento e não houve participação oficial.

 

Folha Online

 

Últimas notícias

Campinense vence o Treze por 1 a 0 no Amigão e assume a vice-liderança do Paraibano

O Campinense Clube venceu o Treze Futebol Clube por 1 a 0, neste domingo (8),…

8 de fevereiro de 2026

Esporte de Patos vence o Confiança-PB fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

O Esporte de Patos conquistou uma vitória fundamental na luta contra o rebaixamento ao derrotar…

8 de fevereiro de 2026

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026