Categorias: Política

Máximas Políticas

Uma das máximas da política e que muitas vezes chega a ser usado como um clichê pela classe é que ninguém é candidato de si mesmo. Essa frase ilustra bem o que tem ocorrido nas hostes tucanas que tem na pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) a inversão total do seu significado. Claro que outro ponto primordial para alguém ser eleito é ter disposição para se candidatar e apresentar o seu nome aos seus aliados. Não resta dúvida que Cícero se apresenta como candidato real.

E pelo menos no meu entendimento, preenche todos os requisitos para ocupar o cargo que postula. Tem experiência administrativa, já foi testado nas urnas em todo o estado, preside o partido que venceu as ultimas duas eleições majoritárias no estado e, claro, é um senador da República.

Mas o que pesa contra ele ser de fato o candidato? Justamente volto a velha máxima, não se pode ser candidato apenas com os atributos descritos anteriormente. É preciso que após a disposição inicial de ser candidato, o agrupamento político a que pertence empunhe a sua bandeira. Aí é que está o xis da questão. O exercito tucano não quer que o general dessa campanha seja o senador. E, repito pra ser candidato é preciso preencher os dois requisitos. Não basta apenas um.

E os motivos que levaram o exército tucano a não querer Cícero como candidato em nada tem a ver com questões de cunho pessoal. É unânime entre o tucanato, o respeito e admiração por ele, inclusive no trato pessoal. Não vi até o momento ninguém criticar o senador a partir de conceitos pessoais.

Porém, também é unânime a opinião de que este não é o momento dele. O cavalo da oposição foi selado para outro general e que, infelizmente, para o senador, trata-se do seu principal adversário político, e é justamente nesse ponto que está o verdadeiro teste de fogo para o grupo político do qual o senador é um dos generais. A sua tropa já se decidiu pelo apoio ao prefeito da capital. Falta Cícero aceitar isso, pois ele já entendeu claro, até porque não é bobo.
 

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026