Marketing Político: confira quem vai comandar as campanhas dos pré-candidatos a governador

PUBLICIDADE

Já notou que o assunto ‘marketing’ está cada vez mais em pauta no cotidiano? E muito se engana quem pensa que essa estratégia só é eficiente para empresas e instituições focadas na venda de um produto ou serviço. O marketing é para políticos também! Ele é o coração e a peça chave de muitas campanhas eleitorais e um forte elemento na construção de uma boa imagem política. Para falar sobre esse tema, foi procurado juntos aos pré-candidatos a governador da Paraíba, a definição dos nomes dos marqueteiros que dirigirão suas campanhas e suas biografias.

Até o momento a Paraíba tem sete pré-candidatos a governador do estado, mas apenas três já definiram a direção e marketing das suas campanhas. São eles: o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o governador João Azevêdo (PSB) e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Mas antes de trazer seus nomes e trajetórias é importante definir o que é Marketing Político, este portanto é um conjunto de técnicas e estratégias da área de comunicação e publicidade que possui a finalidade de divulgar ideias e ações de um político, fortalecer sua imagem e estabelecer uma conexão direta entre o ocupante do cargo público eletivo e a população.

O pré-candidato a governador e atual Primeiro-vice-presidente do Senado Federal Veneziano Vital do Rêgo (MDB), definiu como coordenador de sua campanha o experiente jornalista e publicitário José Maria, da Agência Mix. O marqueteiro ajudou a eleger Cássio Cunha Lima a prefeito de Campina Grande em 1988, Ronaldo Cunha Lima governador da Paraíba em 1990 e Romero Rodrigues prefeito de Campina Grande em 2012 e 2016. No currículo de Zé Maria, são agregadas igualmente vitórias de candidatos a prefeito de cidades de menor porte do estado e também a cargos proporcionais (deputados estaduais e federais). José Maria de Andrade, como jornalista, foi responsável, nos anos 1980, pela Sucursal da Revista Veja no Nordeste. Ele trabalhou, ainda, em eleições em Alagoas, com Teotônio Vilela, e em Pernambuco, com Miguel Arraes.

Já o governador e pré-candidato a reeleição João Azevêdo (PSB), definiu que irá continuar com o mesmo marqueteiro da sua campanha de 2018, Diego Brandy. Um argentino de 58 anos de idade, que é sociólogo e publicitário. Em 1989, estreou no ramo trabalhando para eleger o ex-presidente argentino Carlos Menen (1989-1999). Desde então, segundo suas contas, atuou em mais de 80 campanhas. Brandy migrou para o Brasil em 2000 pelas mãos do marqueteiro João Santana, um dos “monstros” do marketing político. No Brasil, ele brilhou como consultor político a partir de 2006. Neste ano, virou o “guru” do então governador pernambucano Eduardo Campos (PSB). O argentino é fundador e sócio do Cipec (Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação), sediado no Recife, onde mora.

O filho do ex-senador Cássio Cunha Lima, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), definiu como marqueteiro, o publicitário Jader França e o jornalista César Rocha. Nas suas biografias os dois têm histórico de campanhas com o PSDB paraibano, tendo, por exemplo, trabalhado na campanha do ex-governador Cássio Cunha Lima ao Senado, em 2018, e do deputado federal Ruy Carneiro à prefeitura de João Pessoa, em 2020. Vale ressaltar que eles foram os vencedores, no ano passado, do Polaris Awards, prêmio dado a campanha eleitoral, gestão pública e assuntos públicos. A premiação foi entregue em Londres, na Inglaterra, por meio de uma cerimônia virtual, e tem entre seus ganhadores os estrategistas políticos da Mosh Brasil e da Caisnovo Comunicação, Jader França e César Rocha, e Emanoelton Borges, da Alfa Inteligência, também responsável pela campanha de Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa em 2020.

Já o bolsonarista, Nilvan Ferreira (PL), apesar de não ter fechado ainda sua agencia de marketing, a que tudo indica deve selar acordo nos próximos dias com Jurandir Miranda, sócio da agência 9ideia, que foi a responsável pela campanha do então candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro. “Ainda não fechei o contrato para fazer a campanha de Nilvan Ferreira nestas eleições. Conversei com os dirigentes do Partido Liberal. Estamos conversando e decidiremos esta semana. Vamos dialogar para ver se bateremos o martelo no máximo até sexta-feira”, disse Jurandir Miranda.

Os demais pré-candidatos a governador da Paraíba: Adjany Simplício – PSOL; Major Fábio – PRTB e Antônio Nascimento – PSTU, ainda não definiram os seus marqueteiros.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP)…

22 de dezembro de 2025

PSOL da Paraíba decide ter candidatos ao governo e ao Senado em 2026

O PSOL da Paraíba definiu que vai lançar nomes próprios para disputar o Governo do…

22 de dezembro de 2025

João Azevêdo anuncia pagamento da folha de dezembro e reforça aquecimento econômico

O Governo da Paraíba encerra nesta terça-feira (23) o calendário de pagamentos de fim de…

22 de dezembro de 2025

VLTs de João Pessoa terão horário especial na véspera de Natal

Os VLTs de João Pessoa irão operar em horário especial na véspera de Natal, quarta-feira…

22 de dezembro de 2025

“A decisão é dele”, diz Cícero ao comentar possível filiação de Léo Bezerra ao PT

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), afirmou nesta segunda-feira (22) que caberá exclusivamente…

22 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para todos os municípios paraibanos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas…

22 de dezembro de 2025