Categorias: Política

Maranhistas e Ricardistas mudam estratégias

PUBLICIDADE

Definidas as estratégias pós Consult e Ibope: Maranhistas querem eleger chapa completa; Ricardistas acunham nas críticas

Em meu último comentário, cantei a pedra das estratégias que cada uma das duas principais coligações que disputam a eleição este ano na Paraíba poderiam adotar após a divulgação do resultados das duas últimas pesquisas: Consult e Ibope. Antes, falei um pouco sobre como cada grupo havia se reportado aos números.

Disse que o óbvio aconteceu: o grupo do governador José Maranhão comemorou e explicitou bem isso na mídia. Já o grupo do ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho preferiu a desqualificação das pesquisas – em que pese eu achar que a estratégia não foi das melhores. Melhor seria, por exemplo, creditar os números ao estágio atual da campanha, quando muita gente ainda não entrou no clima dos candidatos, coisa e tal.

Mas, passado o final de semana da divulgação dos números, eis que as estratégias já estão aí, para todo mundo ver. E eu não poderia deixar de fazer a minha análise, claro.

Do lado do governador José Maranhão, que está na frente nas pesquisas, percebi o seguinte: Maranhão, do alto de seus 17 pontos – em média – de vantagem sobre Ricardo Coutinho, já trabalha para levar consigo os dois senadores. Ele quer eleger Vitalzinho e Wilson Santiago e, para isso, já deu início ao trabalho.

Uma vez eu disse aqui que se José Maranhão entrasse no guia eleitoral com aproximadamente 15% de vantagem, ele iria adotar esta postura, pois poderia indicar uma tendência de que Vitalzinho e Wilson subissem com ele. E não deu outra. O guia ainda não começou, mas a estratégia foi antecipada, em face do patamar ter sido ultrapassado antes mesmo do guia. Pode ocorrer de o guia começar com um índice até mesmo maior que este, a depender do desenrolar da campanha até lá.

Do lado de Ricardo Coutinho, a estratégia também já foi definida: o ataque. A julgar pelos discursos de Cássio, Efraim e Ricardo Coutinho no comício do sábado à noite em Campina Grande e pelas notícias publicadas em sites e blogs no final de semana, a meta é tentar desestabilizar a campanha de Maranhão, Vitalzinho e Wilson através de críticas, denúncias e coisas do tipo.

Não precisa ser nenhum gênio para constatar essa estratégia nos últimos passos dos partidários de Ricardo. Aliás, para quem está em desvantagem no jogo político, a única estratégia é esta mesmo. E, se o grupo souber colocar bem as críticas, poderá ir dando certo. Porém, caso contrário, poderá piorar a situação.

Agora, é sentar no sofá, comprar pipoca e esperar, para ver quem terá mais sorte: se o grupo Maranhista, partindo para a tentativa de eleger os três, com Maranhão puxando o bloco; ou se o grupo Ricardista, conquistando pontos preciosos que podem – ou não – ser perdidos pelo grupo do governador, com a saraivada. Aguardemos, então.

 

 

Blog do Carlos Magno

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024

Governador, Prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Solenidade de abertura vai ocorrer às 10h da próxima quinta-feira (2), no Teatro do Sesc,…

30 de abril de 2024

Cícero decreta emergência em JP após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, decretou estado de…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero Lucena, Milanez promete independência na CMJP

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024