Categorias: Política

Maranhão III: novos casos de nepotismo

PUBLICIDADE

O Vale do Sabugi é palco do mais novo escândalo envolvendo nomeações de parentes na estrutura administrativa do Estado, embora integrantes da mesma família já ocupem também cargos de destaque na administração indireta, em João Pessoa, segundo registra a edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

Assinado pelo governador José Maranhão, o ato governamental nº 3.552 nomeia o engenheiro agrônomo José Marinho de Lima para o cargo de diretor administrativo da Emater. O novo dirigente da estatal é tio de Umberto Marinho de Lima Júnior, que foi nomeado, também pelo governador, através do ato governamental nº 2.150, para exercer o cargo de diretor geral do Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos.

Umberto Marinho de Lima Júnior é, por sua vez, marido de Ana Elizabeth Sá da Nóbrega Lima, cujo ato de nomeação para o cargo de diretora técnica do Hospital Distrital de Santa Luzia foi publicado no Diário Oficial do último domingo (22), pelo Ato Governamental n.º 3.156. Elizabeth é prima da diretora geral do Hospítal Distrital de Santa Luzia, Hiana Concita. Hiana é irmã do chefe do núcleo médico da unidade hospitalar que ela dirige, Helder Romero Liberalino da Nóbrega. Mas não fica por aí.

Os irmãos Hiana e Helder são primos de Hugo Leão da Nóbrega, chefe do núcleo financeiro do mesmo hospital, segundo registram as páginas do Diário Oficial do Estado.

Com portaria publicada também no último domingo no Diário Oficial do Estado, Raquel Trindade de Morais Fernandes é sobrinha de José Marinho de Lima e prima de Umberto Marinho de Lima Júnior. Ela foi nomeada como Chefe do Núcleo de Enfermagem do Hospital Distrital de Santa Luzia, Símbolo CSS-5.

Candidatos derrotados

Por trás de todas essas nomeações, existe o compromisso político do Governo Maranhão III de acomodar na estrutura administrativa das unidades do Estado no Vale do Sabugi integrantes de sua base aliada da mesma família. Helder Romero, chefe do núcleo médico do Hospital de Santa Luzia, amargou derrota na sua pretensão de ser eleito prefeito de Santa Luzia, pelo PMDB, em 2004. O médico Antonio Ivo de Medeiros (PSDB)  venceu o pleito. 

Já o diretor José Marinho de Lima, da Emater é irmão de Umberto Marinho de Lima (o pai do Umbertinho nomeado para o Hospital Infantil de Patos), e foi derrotado nas eleições de 2008 pelo atual prefeito de São Mamede, Dr. Chagas (DEM).

A médica Ana Elizabeth Sá da Nóbrega Lima, a diretora técnica do Hospital Distrital de Santa Luzia, por seu turno,é filha de Chicão, candidato derrotado à Prefeitura de Santa Luzia, por Ademir Morais, em 2008.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024