A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão III: novos casos de nepotismo

O Vale do Sabugi é palco do mais novo escândalo envolvendo nomeações de parentes na estrutura administrativa do Estado, embora integrantes da mesma família já ocupem também cargos de destaque na administração indireta, em João Pessoa, segundo registra a edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado.

Assinado pelo governador José Maranhão, o ato governamental nº 3.552 nomeia o engenheiro agrônomo José Marinho de Lima para o cargo de diretor administrativo da Emater. O novo dirigente da estatal é tio de Umberto Marinho de Lima Júnior, que foi nomeado, também pelo governador, através do ato governamental nº 2.150, para exercer o cargo de diretor geral do Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos.

Umberto Marinho de Lima Júnior é, por sua vez, marido de Ana Elizabeth Sá da Nóbrega Lima, cujo ato de nomeação para o cargo de diretora técnica do Hospital Distrital de Santa Luzia foi publicado no Diário Oficial do último domingo (22), pelo Ato Governamental n.º 3.156. Elizabeth é prima da diretora geral do Hospítal Distrital de Santa Luzia, Hiana Concita. Hiana é irmã do chefe do núcleo médico da unidade hospitalar que ela dirige, Helder Romero Liberalino da Nóbrega. Mas não fica por aí.

Os irmãos Hiana e Helder são primos de Hugo Leão da Nóbrega, chefe do núcleo financeiro do mesmo hospital, segundo registram as páginas do Diário Oficial do Estado.

Com portaria publicada também no último domingo no Diário Oficial do Estado, Raquel Trindade de Morais Fernandes é sobrinha de José Marinho de Lima e prima de Umberto Marinho de Lima Júnior. Ela foi nomeada como Chefe do Núcleo de Enfermagem do Hospital Distrital de Santa Luzia, Símbolo CSS-5.

Candidatos derrotados

Por trás de todas essas nomeações, existe o compromisso político do Governo Maranhão III de acomodar na estrutura administrativa das unidades do Estado no Vale do Sabugi integrantes de sua base aliada da mesma família. Helder Romero, chefe do núcleo médico do Hospital de Santa Luzia, amargou derrota na sua pretensão de ser eleito prefeito de Santa Luzia, pelo PMDB, em 2004. O médico Antonio Ivo de Medeiros (PSDB)  venceu o pleito. 

Já o diretor José Marinho de Lima, da Emater é irmão de Umberto Marinho de Lima (o pai do Umbertinho nomeado para o Hospital Infantil de Patos), e foi derrotado nas eleições de 2008 pelo atual prefeito de São Mamede, Dr. Chagas (DEM).

A médica Ana Elizabeth Sá da Nóbrega Lima, a diretora técnica do Hospital Distrital de Santa Luzia, por seu turno,é filha de Chicão, candidato derrotado à Prefeitura de Santa Luzia, por Ademir Morais, em 2008.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe