Categorias: Política

Maranhão enfrentará oposição ferrenha na Assembléia

O governador José Maranhão (PMDB) começa a encontrar dificuldades para aprovar ou rejeitar as matérias do seu interesse diante da postura adotada pela bancada oposicionista na Assembleia Legislativa. Desde o segundo mandato do ex-governador Tarcísio Burity no final da década de 80, quando teve que governar com minoria e uma oposição ferrenha comandada pelo seu antecessor Wilson Braga, um chefe do Executivo estadual não administrava a Paraíba com minoria na Casa Epitácio Pessoa.

Nas primeiras semanas de seu governo José Maranhão já recebeu um sinal claro dos embates que terá pela frente quando a bancada de oposição aprovou com folga a convocação dos secretários de Saúde, Educação e Infra-Estrutura para prestarem esclarecimento da demissão de prestadores de serviços e cargos comissionados em uma audiência na Assembleia Legislativa.

Na última terça-feira, dia 10, a bancada governista sofreu mais uma derrota com a aprovação de sete matérias encaminhadas ainda pelo ex-go-vernador Cássio Cunha Lima (PSDB) antes da cassação do seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as matérias estão a que dispensa ou reduz juros, multas e demais acréscimos, mediante parcelamento de débitos fiscais relacionados com o IPVA e outra referente ao piso nacional dos professores do Magistério, que ficou em R$ 950,00.

A matemática é simples. Enquanto o ex-governador Cássio, mesmo com o mandato cassado possui uma base com 20 parlamentares, o atual governador conta com uma bancada de apenas 16 deputados. A expectativa de que José Maranhão obteria a maioria na Casa ainda não se confirmou e ele está tendo que atender as inúmeras solicitações e pleitos de parlamentares que estariam insatisfeitos. Na última quinta-feira, dia 12, o governador reuniu 14 parlamentares da sua base, com exceção de Carlos Batinga (PSB) e Jeová Campos (PT), que estavam viajando.

união – O saldo da reunião foi positivo, segundo o líder do governo, deputado Gervásio Filho (PMDB), que garantiu que a bancada dos 16 parlamentares está unida no propósito de neste período de 1 ano e 10 meses de mandato reconstruir a Paraíba.

O governador José Maranhão minimizou o fato de ter minoria na Assembleia Legislativa por acreditar que tanto os deputados da base governista quanto de oposição pautem a sua atuação pelos princípios do interesse público. Ele acrescentou que os parlamentares vão aprovar os projetos que sejam úteis a sociedade.

José Maranhão disse desconhecer a existência de um bloco parlamentar de aliados insatisfeitos com a formação da equipe de governo “Quem são os insatisfeitos? Não tenho privilegiado nenhum deputado e na formação do governo procuramos atuar de forma igualitária e no sentido de contemplar todos os parlamentares dentro da visão do interesse público”, afirmou.

Ele também classificou como “mesquinho” o gesto dos deputados da bancada de oposição que convocaram os secretários estaduais para explicar as demissões de prestadores de serviços e pró-tempores pela administração estadual. “Os secretários vão dizer o que, quando todos nossos atos são públicos e transparentes? Esses deputados vão se arrepender porque os secretários vão comparecer à Assembleia e vão dar um show de competência”.
 

O Norte

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026