O governador José Maranhão entregou, nesta quinta-feira (19) ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, em audiência que durou cerca de 50 minutos no Palácio do Planalto, em Brasília, um pacote de projetos e ações que totalizam investimentos de mais de R$ 600 milhões na Paraíba.

Entre os projetos e ações apresentados por Maranhão a Lula estão: reurbanização do Vale do Jaguaribe (da Beira Rio à Rui Carneiro), em João Pessoa, construção do Centro de Convenções da Capital, dragagem e derrocamento do Porto de Cabedelo, conclusão do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, recuperação e conclusão de 30 hospitais cujas obras estão abandonadas e edificação de 500 quilômetros de adutoras no Estado (Sistemas Adutores de Araçagi, Camará, Natuba, Camalaú, Mamanguape-Macaíba e Boqueirão). Os recursos solicitados somam R$ 644.810.811,60.

A conversa entre o presidente Lula e o governador José Maranhão foi particular. Antes de ter início, contudo, os parlamentares que fazem parte da bancada de sustentação do governo em Brasília fizeram questão de demonstrar pessoalmente ao presidente Lula apoio coletivo aos pleitos do governador.

Apenas não compareceram o senador Roberto Cavalcanti, do PRB, e o deputado Marcondes Gadelha, do PSB, que se encontram no Exterior. Estiveram no Palácio do Planalto os deputados federais Wilson Santiago, Wilson Braga e Vital Filho, do PMDB, Luiz Couto, do PT, e Manoel Júnior, do PSB.

As obras apresentadas pelo governador ao presidente estão fora do Plano de Aceleração do Crescimento, na parte que toca à Paraíba. “Infelizmente – comentou o secretário de Infraestrutura, Francisco Sarmento – a Paraíba perdeu uma quantidade imensa de recursos, durante o governo passado, exatamente por falta de projetos junto ao governo federal”. Sarmento disse que essa falta de projetos é ainda mais evidente quando se trata de avaliar os recursos do PAC para o Estado.

“É perversa a forma inadequada como se comportou o governo anterior na elaboração de projetos, fazendo com que a Paraíba tenha uma participação tão tímida no Plano de Aceleração do Crescimento”, comentou Sarmento.

Após o encontro, o governador José Maranhão comentou com a imprensa o resultado da audiência, considerada por ele como “bastante promissora”. Segundo Maranhão, “o presidente Lula reafirmou sua disposição em ajudar o governo da Paraíba, conforme já nos tinha adiantado recentemente, mostrando interesse nos detalhes de cada um dos projetos, sem esconder sua aprovação e o imediato encaminhamento aos setores competentes para aprovação e posterior liberação dos recursos”.

Na opinião do deputado Manoel Júnior “a parceria entre o governo paraibano e o governo federal vai fazer com que seja possível recuperar, em boa parte, o tempo que foi perdido entre janeiro de 2003 e os dias de hoje”. Segundo o deputado Wilson Santiago, “toda a bancada de apoio ao atual governador está unida em torno dos interesses maiores da Paraíba junto ao governo federal”. O mesmo pensa o deputado Wilson Braga, para quem, “a manutenção dessa unidade em torno dos interesses do estado vai permitir a recuperação do tempo perdido”.

Satisfeito com a inclusão das obras de conclusão do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande no rol das reivindicações do governador junto ao presidente Lula, Vital do Rego Filho enfatizou, ainda, que “o governo federal, na atual gestão do presidente Lula, tem revelado lealdade à parceria com o PMDB, o que nos dá garantia da ajuda prometida”.

Logo após a audiência o governador José Maranhão almoçou com a bancada federal. Ainda despachou no Escritório de Representação da Paraíba, para, em seguida, embarcar de volta a João Pessoa.
 

Secom-PB

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Veneziano representa o Senado em evento de Turismo realizado em João Pessoa

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) esteve nessa sexta-feira (18), ao lado do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), participando da abertura da 9ª edição do JPA Travel Market,…

Jackson Macêdo é reeleito presidente estadual do PT da PB

A etapa estadual do 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, definiu novas diretrizes as lutas políticas do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT/PB). O encontro aconteceu neste sábado…